Ensino Superior em Hotelaria, Turismo e Lazer em Portugal
estudo de caso ESTH/IPG
Resumo
A análise ao ensino superior da área de Hotelaria, Turismo e Lazer visa compreender a evolução da oferta e da procura desta área de conhecimento em Portugal que, necessariamente, requer uma contextualização das políticas educativas a nível nacional e europeu. Numa primeira fase observa-se que o Processo de Bolonha conduziu a mudanças na estrutura e organização dos cursos, designadamente a nível curricular e do processo de ensino-aprendizagem. Numa segunda fase verifica-se uma reorganização da oferta formativa existente e um elevado número de novos ciclos de estudos propostos à A3ES para acreditação. Tendo presente a oferta nacional nesta área, aprofunda-se um estudo de caso (ESTH-IPG), que está balizado no Turismo e Hotelaria. Pretende-se conhecer o processo de evolução dos cursos desta Escola, de acordo com os modelos de organização curricular vigentes em cada fase, sobretudo através da recolha e análise de informação secundária sobre os principais indicadores, com o intuito de compreender diferenças entre três vertentes formativas: Turismo, Hotelaria e Restauração. A estratégia a adotar pela Escola, a nível regional e nacional, deve suportar-se em conhecimento estruturado do contexto interno para melhor se posicionar no ambiente externo.