Festival ‘Cultura e Gastronomia Tiradentes’: uma análise do comportamento do consumidor do turismo gastronômico

  • Leila de Assis Cobuci Faculdade de Tecnologia SENAC Minas – Unidade Barbacena, Minas Gerais
  • Luciano Alves Nascimento Faculdade de Tecnologia SENAC Minas – Unidade Barbacena
  • Eduardo Marque de Medeiros Faculdade de Tecnologia SENAC Minas – Unidade Barbacena
Palavras-chave: Desenvolvimento regional, comportamento do consumidor, marketing de destinos, turismo, gastronomia

Resumo

O produto emergente, designado por turismo gastronômico é atualmente bastante discutido, tendo recebido crescente atenção acadêmica. O turismo gastronômico é uma das faces visíveis do fenômeno turístico, e pode estar associado a grandes oportunidades para as comunidades que o promovem, permitindo preservar as raízes gastronômicas de um povo, e com isto, uma parte importante do seu patrimônio cultural. As experiências que podem ser proporcionadas com base neste recurso fortalecem a identidade do destino e possibilitam, efetivamente um grande potencial para aumentar a sua competitividade bem como a sustentabilidade do seu desenvolvimento. O presente artigo tem como objetivo principal analisar o comportamento do consumidor no turismo gastronômico e as implicações deste tipo de turismo para a comunidade acolhedora. Os dados foram levantados através da aplicação de um inquérito por questionário e analisados utilizando estatística descritiva e aplicação de testes de analise de diferenças entre grupos, visando determinar o ranking de fatores do modelo de decisão de compra do produto turístico de Horner e Swarbrooke segundo a avaliação dos visitantes do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, edição de 2015.

 

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Cobuci, L. de A., Nascimento, L. A., & Medeiros, E. M. de. (2017). Festival ‘Cultura e Gastronomia Tiradentes’: uma análise do comportamento do consumidor do turismo gastronômico. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 2325-2344. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10613
Secção
Produtos e tendências emergentes