Destination weddings: motivação e opção por Portugal

  • Michelie Peste Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
  • Pedro Trindade Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
  • Cristina Estevão Escola Superior de Gestão - Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Sara Nunes Escola Superior de Gestão - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Palavras-chave: Turismo de casamentos, destination weddings, motivação, evento

Resumo

O mercado do turismo de casamentos, onde se incluem os destination weddings, é um mercado que se encontra em contínuo crescimento. Nos últimos anos tem-se vindo a verificar um avolumar do número de casamentos realizados fora do local de residência dos noivos. Com o aumento da procura, este mercado está a tornar-se num importante setor do turismo. O objetivo central deste estudo, além da caracterização do perfil do turista de destination wedding e da identificação dos atributos que um casal considera mais importantes na escolha de um destino para a realização do seu casamento, é determinar quais os principais motivos da opção por Portugal como destino de casamentos por parte de casais estrangeiros. Para atingir os objetivos propostos, esta investigação recorreu à metodologia baseada no inquérito por questionário dirigido à população de casais estrangeiros residentes fora de Portugal, mas que optaram por fazer o seu casamento nesse país, tendo-se estudado uma amostra de 114 inquiridos. Os resultados permitiram determinar que os principais motivos de escolha de Portugal para a realização deste evento tão importante são o "bom tempo, praia e serviços", o "custo"e a "imagem atrativa do destino".

 

 

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Peste, M., Trindade, P., Estevão, C., & Nunes, S. (2017). Destination weddings: motivação e opção por Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 2291-2302. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10589
Secção
Produtos e tendências emergentes