Tendências de foodservice e o estilo de vida dos turistas: novas tendências em turismo

  • Eduardo Sarmento ULHT
  • Sandra Loureiro Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
  • Rui Martins Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
Palavras-chave: Tendências na alimentação, estilo de vida, social media, motivações de consumidores

Resumo

A alimentação e a restauração são uma indústria em constante mudança que influencia e é influenciada pelas vidas de milhões de pessoas por todo o mundo. Os produtos e serviços oferecidos estão em constante adaptação com as variáveis de influências, que permanecem em crescimento. Efetivamente, os consumidores criam as tendências e são incrivelmente exigentes sobre o que eles querem e não querem. Os turistas, enquanto consumidores, procuram produtos que se possam adaptar ao seu estilo de vida. Consequentemente, na área do foodservice, os restaurantes são obrigados a adaptarem-se a diferentes variáveis, como dietas específicas e gostos em voga, enquanto procuram manter as suas próprias características. Além disso, as numerosas plataformas de Social Media mudaram completamente a indústria. Os restaurantes têm de se focar em gerações de peritas em tecnologias. Este estudo procura compreender o impacte que as alterações no estilo de vida dos últimos anos e da Web 2.0 tiveram nesta área. Quem cria as tendências? Como e porque é que os restaurantes e os distribuidores de comida estão a adaptar-se às diferentes necessidades do mercado? De forma a responder a estas questões, as tendências dos anos 2015 e 2016 na área da alimentação vão ser analisados, seguidas das razões por trás delas. Os resultados contribuem para ajudar os gestores de destinos turísticos e restaurantes a se adaptarem e mudarem os seus produtos e serviços.

 

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Sarmento, E., Loureiro, S., & Martins, R. (2017). Tendências de foodservice e o estilo de vida dos turistas: novas tendências em turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 2265-2277. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10577
Secção
Produtos e tendências emergentes