Turismo gay: estão preparados?

  • Carolina Rodrigues Universidade dos Açores
  • Ana Moniz Universidade dos Açores
  • Flávio Tiago Universidade dos Açores
Palavras-chave: Turismo gay, discriminação de mercado, alojamento turístico, reserva de alojamento

Resumo

Considerando o crescimento da visibilidade da comunidade LGBT e da discussão do seu impacto económico no turismo, este estudo pretende analisar as especificidades deste segmento e a aceitação do mesmo por parte das unidades hoteleiras açorianas, no processo de reserva de alojamento turístico. Para tal, foram criados casais fictícios (homossexuais e heterossexuais) e, a partir da listagem oficial de alojamentos, foi enviado um e-mail, redigido por um desses casais, requisitando informações e disponibilidade para uma estadia em lua-de-mel. Os resultados indicam que não foi oferecido mais alojamento aos heterossexuais do que aos homossexuais, que os homens gays receberam menos respostas positivas do que as mulheres gays e que grande parte das respostas positivas são dadas por mulheres. Constata-se que as características do alojamento não são determinantes na disponibilidade oferecida mediante a orientação sexual e que a resposta aos turistas gays foi tendencialmente mais demorada. Problemas de discriminação e falta de sensibilidade podem ter consequências prejudiciais para o destino. Esta investigação pretende contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados pelos diferentes stakeholders do setor do turismo.

 

 

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Rodrigues, C., Moniz, A., & Tiago, F. (2017). Turismo gay: estão preparados?. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 2255-2264. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10569
Secção
Produtos e tendências emergentes