Turismo de negócios e eventos na Região Autónoma dos Açores: análise do Torneio Internacional de Big Game Fishing

  • Natacha Silvestre Universidade dos Açores
  • Ana Moniz Universidade dos Açores
  • Maria Batista Universidade dos Açores
Palavras-chave: Turismo de negócios e eventos, pesca desportiva, Torneio Tnternacional de Big Game Fishing, estratégia de marketing, Açores

Resumo

A Associação de Turismo dos Açores refere que “dando continuidade ao aumento da notoriedade do destino Açores através da captação de eventos internacionais continuaremos a conjugar esforços, junto dos respetivos públicos-alvo, de modo a potenciar a comercialização da Região através de pacotes turísticos” (ATA, 2015, p. 20). Se por um lado o presente estudo pretende aferir: a) se o Torneio Internacional de Big Game Fishing (TIBGF) contribui para a divulgação dos Açores, enquanto destino para a prática de sportfishing e b) se a estratégia de promoção ao evento está a surtir efeito na divulgação deste produto turístico junto dos mercados-alvos com maior potencial, por outro levanta questões que dada a natureza do destino importa avaliar, sendo a gestão sustentável dos recursos naturais a que mais se realça. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas diretas aos organizadores do TIBGF e de inquéritos por questionário aos participantes do evento. Os resultados demonstram que a Região é capaz de captar eventos orientados para nichos de mercado. Todavia, no que respeita à promoção e comercialização do evento, a estratégia adotada fica aquém das expectativas. Numa altura em que as autoridades regionais estão a implementar programas para captação e promoção de eventos, importa avaliar a eficácia das políticas promocionais no que respeita à afirmação da marca Açores no contexto internacional.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Silvestre, N., Moniz, A., & Batista, M. (2017). Turismo de negócios e eventos na Região Autónoma dos Açores: análise do Torneio Internacional de Big Game Fishing. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 2231-2243. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10561
Secção
Produtos e tendências emergentes