Os novos idosos na Alemanha – como viver melhor com experiências saudáveis
Resumo
Este estudo pretende analisar quais os atributos de potenciais experiências anti-envelhecimento (bens, serviços, experiências) que tendem a estar associados à felicidade subjetiva; como a idade cognitiva está associada à atenção plena e a influência da atenção plena na felicidade subjetiva. Para conduzir o estudo foram contatadas universidades seniores pelo grupo de pesquisa. Os objetivos deste estudo foram explicados aos gestores das universidades seniores e a amostra recolhida entre as pessoas que participam nas atividades e estão inscritos nas universidades seniores. Para analisar este tema mais de duzentos (250) questionários foram distribuídos durante janeiro de 2016 em Hamburgo. Os resultados revelam que (i) a atenção plena tende a ter um efeito positivo sobre a felicidade subjetiva entre os consumidores idosos, (ii) a idade cognitiva e a idade cronológica não são sobrepostas e (iii) a maneira como os consumidores idosos percecionam os produtos e as experiências anti-envelhecimento pode ser correlacionada com a felicidade subjetiva.