Turismo cinematográfico: uma proposta de valor para a cidade do Porto

  • Daniel Costa Universidade de Aveiro
  • Filipa Brandão Universidade de Aveiro
  • Armando Luis Vieira Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Economia das experiências, turismo criativo, turismo cinematográfico, rotas turísticas, Porto

Resumo

Em resultado da importância crescente do Turismo no âmbito do desenvolvimento económico e social dos territórios, as empresas e as organizações turísticas têm procurado encontrar formas inovadoras de oferecer produtos turísticos, adaptarem-se ao novo (atual) paradigma das viagens. À medida que as simples visitas aos locais vão perdendo fulgor nas decisões dos turistas, e as experiências são vistas com um entusiasmo crescente, várias áreas começam a ser relacionadas com o Turismo, com o intuito de ir ao encontro às novas necessidades e satisfação dos clientes. O Turismo cinematográfico - em grande expansão - tem tido um impacto significativo no âmbito dos novos produtos e experiências turísticas, oferecendo, não apenas as visitas aos locais de rodagem de séries e filmes, mas também proporcionando aos turistas a vivência da atmosfera das obras cinematográficas. O presente artigo pretende promover uma abordagem conceptual ao turismo criativo, turismo cinematográfico e economia das experiências, por via do desenvolvimento do projeto “Rota da 7a Arte – Cenários Invictos”. Este projeto, por sua vez, visa enriquecer a experiência dos turistas que visitam a cidade do Porto, vivendo os filmes emblemáticos no contexto de uma experiência global e integrada. Contextualizando este projeto, encontram-se os conceitos relacionados com a economia das experiências e a criação de rotas, enquanto instrumentos de fruição dos destinos e propiciadoras de experiências turísticas. Posteriormente à criação da rota, a mesma foi apresentada a um conjunto de organizações fundamentais no desenvolvimento, gestão e planeamento do turismo na cidade do Porto, bem como empresas que operam na área do turismo de experiências, com o objetivo de validar o projeto em termos concetuais e comerciais, bem como para obter inputs com vista à sua melhoria e adequação ao mercado.

 

 

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Costa, D., Brandão, F., & Vieira, A. L. (2017). Turismo cinematográfico: uma proposta de valor para a cidade do Porto. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 2157-2170. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10523
Secção
Produtos e tendências emergentes