Inovação e Turismo Voluntário

Uma experiência aceite por todos

  • Manuel Au-Yong-Oliveira GOVCOPP, University of Aveiro
  • Simão Perfeito
  • Filipa Almeida
Palavras-chave: Turismo, Voluntário, Volunturismo, Motivações, Oportunidades

Resumo

O Turismo Voluntário ou Volunteer Tourism é uma inovação e é um dos nichos de mercado dentro do turismo que mais cresce.  Vemos agora o desejo de um ‘investimento’ com o intuito de fazer o bem. Esta forma de viagem, que combina atividades tradicionais de lazer com oportunidades de voluntariado de forma organizada, ainda se encontra pouco explorada, e poucos sabem da sua existência. Desta forma, o objetivo deste artigo centra-se no estudo das razões, motivações e quais as principais causas que levam as pessoas a fazer ou não fazer este tipo de turismo, através de um inquérito com amostra de conveniência respondido por 300 pessoas. De acordo com os dados do inquérito verifica-se a existência da vontade de realizar uma atividade de ajuda humanitária. No entanto, a preferência dos inquiridos em deslocar-se para o estrangeiro, em vez de ficarem em Portugal, poderá não ser possível, pois o preço que as pessoas estariam dispostas a pagar não coincide com as suas preferências de destino. Conclui-se, assim, que deve haver uma maior sensibilização para estes temas e a realização deste tipo de atividades, onde as pessoas conseguiriam, dentro das suas possibilidades económicas, realizar uma viagem de ‘Turismo Voluntário’ dentro de Portugal, ajudando assim o seu país a resolver os problemas sociais e humanitários – pois estes são comuns em todo o mundo, sendo o país desenvolvido ou ainda em desenvolvimento.

Publicado
2021-09-20
Como Citar
Au-Yong-Oliveira, M., Perfeito, S., & Almeida, F. (2021). Inovação e Turismo Voluntário. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(2), 319-328. https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.10491
Secção
Artigos