Motivações, comportamento de viagem e benefícios obtidos dos turistas de bicicleta: uma análise do Mercado jovem

  • Ana Rita Fialho Universidade de Aveiro
  • Celeste Eusébio Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Turismo de bicicleta, motivações, comportamento de viagem, benefícios obtidos, mercado jovem

Resumo

É amplamente reconhecido que as viagens ativas, particularmente o ciclismo, proporcionam vários benefícios económicos, ambientais e ao nível da saúde, tanto para os destinos turísticos como para os turistas. No entanto, o número de turistas que usam a bicicleta nas suas viagens é ainda é muito limitado, especialmente os turistas jovens. Além disso, a literatura sobre esta temática é ainda muito escassa. Para ampliar os conhecimentos neste domínio, este trabalho tem como objetivo analisar as motivações, comportamento de viagem e benefícios obtidos pelos estudantes universitários que utilizam a bicicleta nas suas atividades turísticas. Realizou-se, em 2016, um inquérito aos estudantes universitários portugueses para analisar o comportamento em termos de utilização da bicicleta. Foram obtidos 591 questionários válidos. Os resultados revelam que 44% dos estudantes entrevistados utilizam a bicicleta e que 21% a utilizam durante a prática de atividades turísticas. Este artigo apenas analisa as motivações, comportamento de viagem e os benefícios obtidos dos alunos entrevistados que utilizam a bicicleta nas suas atividades turísticas. O artigo termina com algumas sugestões para promover o uso da bicicleta por parte de turistas jovens durante as suas viagens.

 

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Fialho, A. R., & Eusébio, C. (2017). Motivações, comportamento de viagem e benefícios obtidos dos turistas de bicicleta: uma análise do Mercado jovem. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 2073-2084. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10445
Secção
Transportes e acessibilidades