Determinantes do consumo de souvenirs: proposta de um modelo conceptual de análise

  • Catarina Amaro Instituto Politécnico de Viseu
  • Carla Silva Instituto Politécnico de Viseu
  • Cláudia Seabra Instituto Politécnico de Viseu
Palavras-chave: Comportamento do consumidor em turismo, turismo cultural, souvenirs, autenticidade

Resumo

Os souvenirs, com significados diferentes para cada consumidor, podem ser considerados uma experiência do local visitado, permitindo uma posterior recordação desse mesmo local. Durante as suas viagens, os turistas tendem a comprar memórias tangíveis da visita, algo que perdure no tempo e que os ajude a relembrar o destino visitado e as experiências lá vividas. Muitos turistas sentem que suas viagens não estão completas se não tiverem comprado lembranças. Os souvenirs têm contribuído significativamente para as lojas de produtos turísticos e representam uma boa forma dos turistas experimentarem a cultura local (Lin & Pei-Chuan, 2015). Estudos empíricos têm procurado explorar a área dos souvenirs. Estes têm investigado várias vertentes como o significado das lembranças; compradores de souvenirs; autenticidade das lembranças; perceções dos turistas e intenções/motivações de compra. Este estudo procurou fazer a revisão da literatura na área dos souvenirs como produto turístico e incremento cultural de uma região. O objetivo é analisar de que forma os souvenirs como produto cultural poderão alavancar a imagem de uma região e qual a perceção dos turistas ao comprarem estes produtos.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Amaro, C., Silva, C., & Seabra, C. (2017). Determinantes do consumo de souvenirs: proposta de um modelo conceptual de análise. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1971-1978. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10423
Secção
Experiências e co-criação