A cocriação na formatação de produtos turísticos

  • Paula Nora Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Cocriação, turismo, produto turístico

Resumo

As organizações que almejam ingressar ou permanecer no mercado atual necessitam ofertar propostas de valor superiores, como forma de se diferenciar neste ambiente fortemente competitivo e intensamente marcado por consumidores informados, exigentes e ativos. No turismo, especificamente, o que se verifica é uma procura progressiva por experiências personalizadas, únicas e memoráveis. Contudo, apesar de ser possível constatar um número cada vez mais elevado de bens e serviços disponíveis para consumo, essa multiplicidade nem sempre se transforma em satisfação para o cliente contemporâneo. Assim, este artigo se propõe a induzir uma discussão, de âmbito teórico, na tentativa de compreender como a cocriação de valor pode ser utilizada, de forma estratégica, na formatação de produtos turísticos que se traduzirá, em última instância, em fonte de vantagem competitiva para os empreendimentos do setor. Para tanto, fez-se o levantamento da bibliografia buscando-se os autores considerados referência no assunto. Partiu-se do primeiro emprego do termo cocriação (Prahalad & Ramaswamy, 2004), ao mesmos com a denotação almejada aqui, que foi e ainda é sobremaneira balizador nos trabalhos subsequentes, publicados por outros pesquisadores interessados na temática.

 

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Nora, P. (2017). A cocriação na formatação de produtos turísticos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1947-1956. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10405
Secção
Experiências e co-criação