Ecossistemas de enoturismo sustentáveis via coopetição

  • Josefina Salvado Universidade de Aveiro
  • Elisabeth Kastenholz Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Enoturismo, sustentabilidade, coopetição, criação de valor, ecossistema enoturístico

Resumo

O sistema de enoturismo, aqui definido como ‘ecossistema de negócios’, consiste em redes de organizações que se estendem por diversas escalas espaciais e setoriais, conectando vários tipos de atores que possuem valores, papéis, interesses, capacidades, práticas, recursos e ideias. Para atingir um desenvolvimento sustentável do território vitivinícola, mediante uma aposta no turismo, todos os stakeholders devem harmonizar os seus próprios objetivos de negócio com as necessidades de desenvolvimento do território, aplicando estratégias de criação de valor em redes de coopetição. Assim, as estratégias de coopetição no Turismo de Vinho são capazes de proporcionar aos stakeholders do Enoturismo a capacidade e as ferramentas para gerir os seus negócios com eficácia e eficiência; permitem orientações responsáveis e sustentáveis com base no contexto e necessidades locais; promovem experiências/produtos e serviços turísticos de qualidade que encorajem abordagens responsáveis e colaborativas entre todos os atores; ajudam a definir projetos prioritários para o desenvolvimento de um Enoturismo inovador e competitivo e potenciam oportunidades estratégicas para o crescimento económico e a criação de emprego dentro das regiões. Este trabalho pretende, baseado numa análise de documentos e literatura diversa, sugerir um modelo do ‘Ecossistema Enoturístico’ que ilustra a complexa interconectividade entre stakeholders e recursos em territórios com uma forte identidade cultural. Aponta, igualmente, orientações para um desenvolvimento de negócios e territórios enoturísticos competitivos e sustentáveis, através de redes de coopetição visando a criação de valor superior.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Salvado, J., & Kastenholz, E. (2017). Ecossistemas de enoturismo sustentáveis via coopetição. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1917-1931. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10335
Secção
Experiências e co-criação