Epistemologia e educação em Turismo: Ensino superior português

  • Manuel Salgado Instituto Politécnico da Guarda
  • Fernando Lemos Instituto Politécnico Gaya
  • Carlos Costa Universidade de Aveiro
  • João Silva Universidade do Algarve
Palavras-chave: Turismologia, educação em turismo, ensino superior, áreas científicas fundamentais

Resumo

O objetivo deste artigo é interpretar uma parte do fenómeno do turismo que ainda não estará totalmente esclarecida, a natureza da sua epistemologia. Esta questão tem grande influência nas abordagens científicas, educativas e curriculares no ensino superior português. A matriz teórica constitui uma reflexão para considerar o atual estatuto epistemológico, a estrutura científica e a organização educativa em Turismo, com o intuito de interpretar a incidência do(s) paradigma(s) vigente(s) na constituição das escolas de Turismo e dos seus projetos educativos. Para este efeito, a investigação empírica procura sistematizar dados secundários acerca da realidade do ensino superior português, com o objetivo de demonstrar a importância desta área de estudo após uma evolução de 30 anos com vista a caracterizar o estatuto científico alcançado pela emergente área científica de Turismo. Na sequência desta análise pode-se concluir sobre o seu gradual reconhecimento em termos epistemológicos, científicos e educativos no ensino superior, nomeadamente em Portugal. A área científica fundamental identificada nos cursos é maioritariamente a de Turismo e Lazer ou somente Turismo. Porém, é importante destacar uma certa diversidade de áreas científicas consideradas fundamentais nos planos de estudos, que revelam as diferentes abordagens e Escolas nas quais os cursos são ministrados.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Salgado, M., Lemos, F., Costa, C., & Silva, J. (2017). Epistemologia e educação em Turismo: Ensino superior português. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1853-1863. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10299
Secção
Investigação e educação em turismo