Educar para o Turismo – contributos do uso da tecnologia

  • Isabel Oliveira Instituto Politécnico de Viseu
  • Celeste Eusébio Universidade de Aveiro
  • Celeste Amorim Varum Universidade de Aveiro
  • Joana Lima Universidade de Évora
Palavras-chave: Turismo, educação, estratégias de ensino, tecnologia

Resumo

O setor turístico contempla diversas áreas de ação que exigem que a formação dos alunos que irão ingressar no mercado de trabalho seja adaptada a cada uma delas. No final de uma licenciatura é necessário que os alunos possuam competências que lhes permitam uma fácil adaptação a qualquer uma das áreas do setor. Para o efeito, diferentes abordagens de lecionação podem ser adotadas, de modo a maximizar o potencial formativo dos alunos. O presente trabalho pretende dar conta de algumas estratégias adotadas no Ensino Superior em cursos de Turismo. Deste modo, através de uma revisão da literatura, pretende-se compreender de que modo as instituições, a nível internacional, têm utilizado ferramentas digitais, contribuindo para a aproximação às exigências do mercado de trabalho e para o desenvolvimento da competência digital. Da análise efetuada, conclui-se que os docentes implementam diferentes estratégias no ensino do Turismo, apesar de os estudos serem ainda parcos tendo em consideração os recursos existentes.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Oliveira, I., Eusébio, C., Varum, C. A., & Lima, J. (2017). Educar para o Turismo – contributos do uso da tecnologia. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1841-1852. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10263
Secção
Investigação e educação em turismo