Educação para turismo e hospitalidade urbana: introduzindo conceitos por meio de jogos pedagógicos
Resumo
Este artigo discute a possibilidade da introdução de jogos pedagógicos nas escolas como forma de ensinar conceitos como turismo, hospitalidade, cidadania para crianças. A partir do referencial teórico sobre hospitalidade urbana que pressupõe a socialização hospitaleira de indivíduos nos espaços urbanos, constroem-se os argumentos do ponto de vista do turismo e da cidadania. Já a pedagogia construtivista sócio-interacionista de Lev Vygotsky fornece o suporte necessário para apresentar o lúdico como meio que promove o cooperativismo e as relações sociais entre educandos de forma motivadora e transformadora do aprendizado sobre novos conhecimentos. A estratégia metodológica foi a pesquisaação em que os pesquisadores aplicaram questionários avaliativos e os jogos didáticos em duas escolas do município de Nova Iguaçu - RJ. Os resultados encontrados demonstram a viabilidade da proposta por ser a mesma de fácil aplicação, baixo custo e alta eficácia. Do ponto de vista dos educandos, houve aprendizado efetivo em relação aos novos conceitos apresentados.