Educação para turismo e hospitalidade urbana: introduzindo conceitos por meio de jogos pedagógicos

  • Lubiane Serafim Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Teresa Catramby Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlyle Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Palavras-chave: Educação, hospitalidade urbana, jogos pedagógicos

Resumo

Este artigo discute a possibilidade da introdução de jogos pedagógicos nas escolas como forma de ensinar conceitos como turismo, hospitalidade, cidadania para crianças. A partir do referencial teórico sobre hospitalidade urbana que pressupõe a socialização hospitaleira de indivíduos nos espaços urbanos, constroem-se os argumentos do ponto de vista do turismo e da cidadania. Já a pedagogia construtivista sócio-interacionista de Lev Vygotsky fornece o suporte necessário para apresentar o lúdico como meio que promove o cooperativismo e as relações sociais entre educandos de forma motivadora e transformadora do aprendizado sobre novos conhecimentos. A estratégia metodológica foi a pesquisaação em que os pesquisadores aplicaram questionários avaliativos e os jogos didáticos em duas escolas do município de Nova Iguaçu - RJ. Os resultados encontrados demonstram a viabilidade da proposta por ser a mesma de fácil aplicação, baixo custo e alta eficácia. Do ponto de vista dos educandos, houve aprendizado efetivo em relação aos novos conceitos apresentados.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Serafim, L., Catramby, T., & Oliveira, C. (2017). Educação para turismo e hospitalidade urbana: introduzindo conceitos por meio de jogos pedagógicos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1831-1840. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10253
Secção
Investigação e educação em turismo