Mapeamento da oferta educacional e das estruturas formais de pesquisa em turismo no Brasil

  • Thiago Pimentel UFJF
  • Fabíola Carvalho UFJF
  • Mariana Pimentel UFJF
Palavras-chave: Oferta educacional em turismo, estruturas de pesquisa em turismo, Brasil

Resumo

Partindo do questionamento de como se articula a oferta educacional em turismo com as estruturas formais de produção de conhecimento na área este artigo buscou mapear a oferta educacional de cursos de turismo (OET), em seus diferentes níveis, existente no Brazil, bem como a oferta de estruturas formais de pesquisa em turismo (EFIT). Para tanto, realizamos uma revisão teórica sobre órgãos e estruturas formais (núcleos, grupos, observatórios, centros, etc) dedicadas à pesquisa em turismo. Para a realização empírica do estudo procedeu-se a realização de um censo sobre os cursos de turismo existentes no país. O estudo, baseado exclusivamente em dados secundários, valeu-se de informações do Ministério da Educação para a geração de uma amostra (cursos de turismo), que foi verificada individualmente em todas a IES do país, coletando informações específicas sobre a OET e EFIT, segundo protocolo de pesquisa desenvolvido em estudo anterior. Os resultados evidenciam a forte assimetria entre OET e CPT, além das discrepâncias internas a própria OET (como a preponderância dos cursos de graduação). Conclui-se que a OET precisa ser reequilibrada entre seus diferentes estratos, assim como mais bem conectado com as estruturas de produção de conhecimento (EFIT), de forma a propiciar uma mudança qualitativa nesta área de profissional.

 

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Pimentel, T., Carvalho, F., & Pimentel, M. (2017). Mapeamento da oferta educacional e das estruturas formais de pesquisa em turismo no Brasil. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1771-1784. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10235
Secção
Investigação e educação em turismo