Turismo e formação técnica: relação entre teoria e prática nos cursos técnicos em eventos do Campus Brasília do IFB

  • Juliana Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
  • Daniela Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
  • Erika Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
Palavras-chave: Educação profissional, eventos, práticas, organização do ensino

Resumo

O artigo apresenta, em linhas gerais, fatores que são determinantes para a efetivação de aulas práticas como recurso didático na educação profissional. Tendo em vista a abrangência e dimensão do tema, esta pesquisa tem como objetivo analisar a posição do corpo docente em relação ao desenvolvimento e percepção da importância das atividades práticas no processo de formação do aluno do curso técnico subsequente em eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Campus Brasília. Identifica a relação entre a prática, a teoria e a organização curricular do curso. Investiga até que ponto as teorias e as práticas pertencem a mesma dimensão, e apresenta estratégias que objetivam a integração. Utiliza como método a pesquisa qualitativa e descritiva. Finalmente, aponta considerações e apresenta a percepção dos docentes sobre as atividades práticas do curso de eventos e a inferência sobre a relação com a permanência, êxito e a motivação dos alunos do curso pesquisado.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Santos, J., Oliveira, D., & Lima, E. (2017). Turismo e formação técnica: relação entre teoria e prática nos cursos técnicos em eventos do Campus Brasília do IFB. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1757-1770. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10231
Secção
Investigação e educação em turismo