Como trabalhar para alcançar uma estratégia única entre todos os stakeholders do destino? O caso do Centro de Portugal

  • Tiago Lopes Universidade de Aveiro
  • Rui Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Turismo, setor público, estratégia dos destinos, Centro de Portugal

Resumo

O turismo está cada vez mais a evidenciar a sua importância na economia e competitividade dos países. O envolvimento do setor público no planeamento e gestão do turismo de um território é crucial e pode ser efetuado através de diferentes níveis de atuação tais como nível nacional ou regional, por exemplo. Mas por vezes este envolvimento carece de uma estratégia alinhada aquando da definição dos objetivos principais para um território ou dos produtos estratégicos a promover numa determinada região. Este artigo pretende estudar a posição atual na região Centro de Portugal no que toca ao seu alinhamento de estratégias em relação às entidades públicas de âmbito nacional e regional. Através de uma investigação dos seus planos estratégicos, a pesquisa detetou estratégias similares entre as entidades regionais, mas diferentes linhas de pensamento quando comparadas as entidades nacionais e regionais.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Lopes, T., & Costa, R. (2017). Como trabalhar para alcançar uma estratégia única entre todos os stakeholders do destino? O caso do Centro de Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1527-1538. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10101
Secção
Planeamento, políticas e governança