Viajar com a tecnologia. Quando a tecnologia falha

  • Sónia Filipa Faria Rodrigues Instituto Politécnico de Leiria
  • Paulo Filipe de Almeida Cravo Lourenço Instituto Politécnico de Leiria
Palavras-chave: Falhas tecnológicas, experiência turística, mTourism, eTourism, City Breaks

Resumo

Hoje em dia a tecnologia tornou-se imprescindível e significa muito mais do que em tempos se poderia imaginar. Para o turismo, não é exceção. O objetivo deste estudo é compreender a utilização da tecnologia em contexto turístico e questiona a sua real utilização no contexto turístico atual, ao mesmo tempo que pretende compreender o que falha na utilização da tecnologia e as possíveis consequências resultantes destes constrangimentos. Os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos por Dra Barbara Neuhofer (2014) e Dr Niklas Eriksson (2013) nos seus estudos foram uma mais-valia para este estudo, na medida em que esta área de investigação ainda é pouco explorada. Foi realizado um inquérito por questionário, através do qual se verificou que, apesar de a tecnologia ter bastante potencial, durante a viagem a tecnologia é maioritariamente utilizada para partilhar conteúdos e comunicar. Verificou-se também que ocorrem diversas falhas1 relacionadas com a tecnologia, e que têm consequências tais como: stress, perda de tempo, expectativas não atingidas, entre outras. Este estudo permitiu compreender que existe a necessidade de estudar o estado da tecnologia no turismo e pretende alertar a indústria, para que sejam criadas condições para que se possa tirar o maior proveito da tecnologia neste contexto.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Rodrigues, S. F. F., & Lourenço, P. F. de A. C. (2017). Viajar com a tecnologia. Quando a tecnologia falha. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1475-1488. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10003
Secção
Tecnologia e smart tourism