Análise dos principais erros de alunos chineses no uso do conjuntivo em português

  • Ruirui Sun Universidade de Aveiro, DLC, CLLC
Palavras-chave: Língua portuguesa, modo conjuntivo, alunos chineses, PLE

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar os erros mais comuns cometidos por alunos chineses em relação ao uso do conjuntivo, sendo esta uma das áreas difíceis para falantes não nativos. Através da realização de um inquérito com exercícios relacionados com o tema, foi analisada a capacidade dos estudantes chineses de perceber e distinguir as diferenças entre os vários usos, além da interferência da língua chinesa na aprendizagem do conjuntivo por estes alunos, a fim de propor conselhos de melhoria no ensino-aprendizagem deste tópico gramatical.

Referências

Almeida, N. M. (1979). Gramática Metódica da Língua Portuguesa. São Paulo: Edições Saraiva.

Cunha, C., & Cintra, L. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.

Mai, R. (2012). Ensino de Chinês a Falantes de Português, o caso da Universidade de Aveiro. (Tese de Doutoramento). Universidade de Aveiro, Aveiro.

Mai, R., Morais, C., & Pereira, U. (2019). Gramática de Língua Chinesa para Falantes de Português. Aveiro: UA Editora.

Marques, R. (2010). Sobre a Semântica dos Tempos do Conjuntivo. In. Brito, A. M. et al. (eds), Textos Selecionados, XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (pp. 549-565). Porto: Associação Portuguesa de Linguística.

Marques, R. (1995). Sobre o Valor dos Modos Conjuntivo e Indicativo em Português. (Tese de Mestrado). Universidade de Lisboa, Lisboa.

Oliveira, F. (2013). Tempo verbal. In. Raposo, E. P. et al. (eds.), Gramática do Português (pp. 509-553). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Torre, M. G. (1985). Uma análise de erros. Contribuição para o ensino da língua inglesa em Portugal (vol. 1). (Tese de Doutoramento). Universidade do Porto, Porto.

Vilela, M. (1999). Gramática da Língua Portuguesa (2.ª ed.). Coimbra: Livraria Almeida.

Publicado
2022-03-16
Secção
Artigos