Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses é coeditada pela Universidade de Aveiro, através do seu Instituto Confúcio, e pela Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian (R. P. China), com o objetivo de promover a publicação de investigação científica no âmbito dos estudos sino-portugueses.
Com periodicidade anual e arbitragem científica (avaliação por pares, duplamente anónima), a revista está aberta a contribuições relativas a estudos sino-portugueses, no âmbito das seguintes áreas:
- Literatura;
- Linguística;
- Tradução;
- Ensino e aprendizagem do português e do chinês como línguas não maternas.
- Artes;
- História das relações sino-portuguesas;
- Estudos interculturais;
- Iniciativa “Uma faixa, uma Rota”.
A revista publica textos inéditos, não submetidos a outros periódicos, em português, inglês e chinês, de acordo com as normas previstas na Licença Creative Commons CC BY 4.0.
Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o utilizador ou para a sua instituição. Os utilizadores estão autorizados a ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou ligar aos textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir autorização prévia ao editor ou ao autor. Isto está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.
© Os direitos permanecem com os autores.
ISSN: 2184-9900
e-ISSN: 2795-4080
SUBMISSÃO DE TEXTOS
A submissão de textos para publicação deve ser feita até ao dia 31 de outubro de cada ano, através da plataforma https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente (secção “Submissões”).
Os autores devem submeter (ou enviar) dois ficheiros: um em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (que não ultrapasse 2MB); outro em pdf.
Neste processo, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação às normas estabelecidas para a revista:
- A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista (caso contrário, o autor deve justificar em "Comentários ao Editor").
- O texto obedece aos padrões de estilo e aos requisitos bibliográficos estabelecidos no GUIA DE ESTILO da Revista.
As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
INDEXAÇÃO
A revista encontra-se agregada no RCAAP e no OpenAire e registada no Sherpa Romeo.
Está prevista ainda a sua submissão para indexação nas bases DOAJ, Scopus, ISI e Scielo.
Os seus conteúdos são gratuitos e encontram-se disponíveis (em acesso aberto), em:
OBSERVAÇÕES
Não há custos para a submissão, avaliação por pares, revisão, disponibilização online e download dos artigos.
A revista Rotas a Oriente rege-se pelos princípios éticos consignados em COPE - Committee on Publication Ethics.
Todas as submissões em que for detetado plágio serão recusadas. Para esta deteção, é usada a ferramenta URKUND/OURIGINAL ou outra.