https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/issue/feed Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses 2023-05-21T06:51:28+01:00 Carlos Morais cmorais@ua.pt Open Journal Systems <p><em>Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses</em>&nbsp;é coeditada pela Universidade de Aveiro, através do seu Instituto Confúcio, e pela Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian (R. P. China), com o objetivo de promover a publicação de investigação científica no âmbito dos estudos sino-portugueses.</p> https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/31891 Editorial 2023-05-18T13:20:12+01:00 Carlos Morais sbidm-proa@ua.pt Cheng Cuicui sbidm-proa@ua.pt <p>Sem resumo disponível.</p> 2023-04-03T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/31894 Uma reflexão sobre o “Caminho” como Vida e História em O caminhante de Lu Xun 2023-04-05T04:59:06+01:00 Pedro Sobral sbidm-proa@ua.pt <p>A peça <em>O caminhante</em> destaca-se na bibliografia de Lu Xun tanto pelos seus aspetos formais como pela forma como reflete o ambiente social na China dos anos 1920 e o desespero existencial perante a finitude da vida e o futuro da sua pátria. Para além de entender o protagonista da peça como um avatar do próprio Lu Xun, o presente ensaio procura também conceber o “mundo” de <em>O caminhante </em>como um fenómeno de “espacialização do tempo”, onde tempo e espaço são dispostos em torno de um eixo unidirecional. Inseridas neste contexto, as demais personagens com as quais o Caminhante se cruza são lidas não apenas como fases distintas da vida humana, mas também como representando o passado e o futuro da própria China.</p> 2023-04-03T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/31897 A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas 2023-04-05T04:59:04+01:00 Glória Bastos gloria.bastos@uab.pt <p>O lugar da literatura para crianças e jovens no plano formativo tem sido largamente discutido e explorado. Em particular, e considerando o seu papel nos processos de socialização, sobretudo durante a infância, a literatura pode contribuir para o desenvolvimento de atitudes de compreensão e respeito pelas diversas culturas, potenciando um melhor entendimento do mundo que nos rodeia. Estas dimensões são analisadas a partir de um conjunto de livros para crianças e jovens, de autores portugueses, e com personagens chinesas em contextos diversificados. Verifica-se que através do olhar dessas figuras é possível entrever anseios e expectativas partilhadas, enquanto se constroem processos de autoconhecimento nas personagens de origem portuguesa que com elas contracenam.</p> 2023-04-03T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/31900 De Ricci a Maigrot: perspetivas sobre a querela dos ritos chineses e a sua dimensão extramissionária, 1603-1693 2023-05-21T06:51:28+01:00 Guilherme Miguel Mendes de Sousa uc2019226782@student.uc.pt <p>As missões católicas na China foram palco, no século XVII, de uma querela que opôs, em particular, jesuítas e elementos das ordens mendicantes, especialmente dominicanos e franciscanos. Na sua origem, estiveram, sobretudo, homenagens prestadas a Confúcio e aos antepassados chineses, bem como uma questão semântica. Neste estudo, procurar-se-á examinar a denominada “Querela dos Ritos Chineses” no período compreendido entre a diretiva do inaciano Matteo Ricci, de 1603, segundo a qual se aceitava, até certo grau, essas cerimónias e o decreto de Charles Maigrot, vigário apostólico de Fujian, de 1693, que, entre outros aspetos, as proibia. Para tal, problematizar-se-ão os argumentos utilizados pelas partes querelantes e a sua respetiva sustentação e avaliar-se-á o alcance dos debates produzidos. Suportando-se o trabalho em documentação epistolar e tratadística, propor-se-á o alargamento da natureza da querela para lá do âmbito missionário, contribuindo, assim, para a melhor compreensão das complexas dinâmicas que marcaram a época.</p> 2023-04-03T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/31903 A iniciativa “uma faixa, uma rota”: do passado para o presente, novos rumos, novas oportunidades 2023-05-17T17:49:13+01:00 Jorge Tavares da Silva sbidm-proa@ua.pt <p>A iniciativa “uma faixa, uma rota” está entre os projetos de afirmação chinesa mais expressivos no início do novo milénio, consistindo numa rede de conexões económicas, que inclui novas infraestruturas, redes de transporte, fluxos de mercadorias. Aproveitando o legado da história da velha Rota da Seda, a nova iniciativa tem para o mesmo território a procura conectividade entre a China e os países onde se desenvolve o projeto. Este ensaio visa analisar a relação entre o passado e o presente na iniciativa e um levantamento dos contributos da mesma no desenvolvimento local.</p> 2023-04-03T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/31915 Desafios ao plano do futebol Chinês: uma análise sobre as naturalizações de futebolistas 2023-05-17T17:53:08+01:00 Emanuel Leite Júnior emanuel.leite.junior@ua.pt Carlos Rodrigues cjose@ua.pt <p>Desde 2014, a China estabeleceu o objetivo de desenvolver sua indústria desportiva. A meta é fazer com que o setor represente 5% do PIB chinês até 2035. Por isso, em 2016, o desenvolvimento do futebol foi identificado como a força motriz do avanço de toda a indústria desportiva chinesa, como se verifica no “Plano de desenvolvimento do futebol a médio e longo prazo (2016-2050)” (中国 足球 中长期 发展 规划 [2016-2050 年]).<br>Há, entretanto, desafios que a China precisa de superar para lograr êxito neste plano. E isso se viu na recente naturalização de futebolistas visando à qualificação ao Mundial do Catar 2022. Este capítulo busca responder à seguinte questão: o recurso a jogadores naturalizados afeta o Plano de Futebol, nomeadamente o objetivo de desenvolver jovens talentos chineses de forma a construir uma seleção nacional forte?</p> 2023-04-03T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/31927 A língua chinesa como ferramenta de comunicação intercultural e negocial 2023-05-17T18:06:33+01:00 Anabela Rodrigues Santiago anabela.santiago@ua.pt <p>No dia 20 de abril comemora-se o Dia Internacional da Língua Chinesa. Um pouco por todo o Mundo, até pela dimensão da diáspora chinesa, multiplicam-se as comemorações de um idioma com cerca de 1400 milhões de falantes nativos. Este trabalho pretende refletir sobre aspetos relacionados com a língua chinesa, nomeadamente a sua importância num contexto de mundo globalizado, como cenário de mescla de culturas e de modos de comunicação. Que importância assume a língua chinesa no processo de globalização? Procurar-se-á dar resposta a esta questão analisando-a à luz da esfera política, através do conceito de “people-to-people-dialogue” e da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”.</p> 2023-04-04T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/31942 Gastrodiplomacia e a tradução dos menus chineses: o caso de Aveiro 2023-05-17T18:15:51+01:00 Li Guofeng li.guofeng@ua.pt Wang Suoying wangsuoying@ua.pt <p>A gastrodiplomacia, uma nova estratégia para promover o <em>soft power</em>, coloca novas exigências à indústria da restauração nacional no estrangeiro, entre as quais, a tradução dos menus constitui uma parte integral dessa estratégia sendo cada vez mais valorizada pela comunidade científica. No caso da China, apesar de ter a sua culinária espalhada pelos quatros cantos da Terra, mel- horar a tradução dos menus continua a ser uma tarefa urgente e importante. Na perspectiva da gastrodiplomacia e do funcionalismo, são identificados dois objetivos da tradução dos menus chineses, apresentar informações reais e transmitir valores culturais, pelo que são analisados neste artigo os problemas típicos de tradução detectados nos menus dos restaurantes chineses no concelho de Aveiro.</p> 2023-04-04T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/31945 O conhecimento (inter)cultural veiculado num manual didático chinês de PLE: conteúdos e percurso de aprendizagem 2023-05-18T00:05:31+01:00 Jiaqi Li ceciliali136188@gmail.com Luís Filipe Barbeiro luis.barbeiro@ipleiria.pt <p>No ensino do PLE, um dos objetivos a alcançar consiste no desenvolvimento da competência intercultural. O manual constitui um recurso relevante para aceder a essa componente. O objetivo do presente estudo é analisar os conhecimentos culturais veiculados num manual de PLE, Português para Ensino Universitário. Fundamo-nos no modelo da Competência Comunicativa Intercultural e na perspetiva que considera diversas culturas relevantes para o ensino-aprendizagem de línguas. A metodologia implicou identificação e categorização dos elementos (inter)culturais do manual. Os resultados colocam em relevo os domínios da geografia, da identidade e grupos sociais e da socialização e ciclo de vida. A cultura portuguesa adquire saliência face às dos restantes países de língua portuguesa. Ligada aos contextos e aos participantes nas situações de comunicação, a cultura chinesa é também tomada como referência. Relativamente ao percurso de ensino aprendizagem, observa-se um reforço da dimensão cultural entre o primeiro e o segundo volumes do manual.</p> 2023-04-04T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/31906 Objetos nulos e aquisição de pronomes clíticos em português L2 – Dados de compreensão de falantes nativos de chinês 2023-05-18T00:12:32+01:00 Wenjun Gu carolinagu@shisu.edu.cn <p>Este trabalho apresenta um pequeno estudo sobre a aquisição da produção/omissão de pronomes clíticos em português europeu como L2. Com uma tarefa de juízos de aceitabilidade entre um grupo de aprendentes chineses de português, pretende-se verificar as observações efetuadas nos estudos anteriores tanto em L1 como em L2, nomeadamente com respeito à correlação da omissão de clíticos na aquisição de português com a construção de objeto nulo na língua. Os resultados preliminares revelaram uma preferência geral dos participantes pela produção de clíticos em português ao invés da sua omissão, tal como observado em alguns dos estudos anteriores, e ao mesmo tempo, uma variação nos juízos dos participantes acerca da matéria, sem grandes indícios do seu conhecimento dos domínios específicos da distribuição de objetos nulos em português, contrariando supostamente os efeitos desta construção sobre a produção/omissão de clíticos na aquisição da língua, presumidos e confirmados em alguns estudos em português L1.</p> 2023-04-03T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/31912 Reescrita: o potencial dos textos catalisadores 2023-05-18T00:18:04+01:00 Luís Filipe Barbeiro luis.barbeiro@ipleiria.pt <p>A reescrita constitui uma estratégia de desenvolvimento da escrita, em língua materna e em língua não materna. O presente artigo apresenta um estudo enquadrado pela pedagogia de base genológica, cujo objetivo consistiu em caracterizar versões iniciais e versões resultantes de reescrita, produzidas por aprendentes chineses de Português. Entre a escrita inicial e a reescrita, o elemento catalisador consistiu no trabalho sobre um texto do mesmo género, que serviu de base à explicitação de características estruturais, à observação de estratégias discursivas e à apreensão de construções linguísticas. A análise confrontou as versões quanto a extensão, estrutura e presença de incorreções e identificou a reutilização de estratégias discursivas e construções do texto trabalhado. Os resultados revelam alterações, na reescrita, no nível estrutural global e intermédio. Revelam ainda a retoma de estratégias discursivas encontradas no texto catalisador e de segmentos linguísticos que podem ser transversais dentro do género.</p> 2023-04-03T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/31921 A análise crítica do discurso em contexto de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira: métodos e recursos 2023-05-18T13:24:22+01:00 Marta Filipe Alexandre marta.alexandre@ipleiria.pt Inês Conde ines.conde@ipleiria.pt <p>No alinhamento de estudos sobre a dimensão discursiva no contexto ensino-aprendizagem do PLE, este trabalho procura mapear estratégias didáticas aplicadas na UC “Análise do Discurso”, no âmbito da licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada, lecionada no Politécnico de Leiria. Focam-se métodos e recursos da Análise Crítica do Discurso, designadamente relações interdiscursivas e de representação dos atores socias, segundo uma abordagem da língua que contempla aspetos de significação cultural, contexto, ideologia e relações de poder. Discutem-se etapas de análise, materiais usados na sua aplicação e a forma como são apropriados pelos estudantes. Os resultados realçam a necessidade de estabelecer constantes relações entre as características genológicas e os objetivos comunicativos dos textos, bem como a importância de orientar o trabalho de desconstrução de escolhas discursivas e práticas sociais e culturais. Destaca-se ainda a importância de se disponibilizarem e discutirem modelos de análise crítica de textos a fim de potenciar as competências de descrição e interpretação por parte dos/as estudantes.</p> 2023-04-04T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/31924 Estágios na licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês / Chinês-Português do Politécnico de Leiria: escolha de entidades cooperantes 2023-05-18T00:40:58+01:00 Fausto Caels fausto.caels@ipleiria.pt Romain Gillain romain.gillain@ipleiria.pt Flávia Coelho flavia.coelho@ipleiria.pt <p>A licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês/Chinês-Português, fruto de uma parceria do Politécnico de Leiria e da Universidade Politécnica de Macau, visa formar profissionais com um domínio adequado em Português e Mandarim. O presente artigo versa sobre a unidade curricular de Estágio, enquanto ponto culminante dessa licenciatura. Pretende-se, mais concretamente, identificar e caracterizar as entidades de estágio escolhidas pelos estudantes que ingressam no curso em Portugal, desde a primeira edição da UC, em 2010, até ao presente. A caracterização atenderá à localização geográfica das entidades de estágio, à sua área de atividade, ao número de estudantes acolhidos e ao número de colaborações com o curso.</p> 2023-04-04T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/32303 Concurso Artes em diálogo: Prémio Instituto Confúcio 2022 2023-05-17T16:17:09+01:00 Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses sbidm-proa@ua.pt <p>O concurso Artes em Diálogo – Prémio Instituto Confúcio é uma iniciativa do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA) que tem por objetivo promover o diálogo intercultural e contribuir para melhorar a compreensão mútua e a amizade entre a China e Portugal, através da divulgação e reconhecimento de trabalhos inspirados nas culturas chinesa e portuguesa.<br>A edição de 2022 teve como tema a criação artística inspirada em motivos da cerâmica chinesa e portuguesa para serem reproduzidos em lenços de seda, bem como em outros artefactos de merchandising.<br>Após a apreciação das 18 obras a concurso (17 da China e uma de Portugal), de acordo com as condições e critérios exigidos no regulamento e no edital, o júri decidiu, por unanimidade, premiar os trabalhos abaixo indicados. O resultado do concurso foi anunciado no dia 9 de setembro de 2022, e os prémios foram entregues em ato público dotado de solenidade e de divulgação adequadas, no dia 28 de setembro de 2022, dia de Confúcio.</p> 2023-04-04T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement##