Modalidade b-learning no ensino-aprendizagem de PLE na China: o caso da Universidade de Hubei

  • Yilan Shen Universidade de Hubei
Palavras-chave: b-learning, ensino-aprendizagem de PLE, China, e-learning, aprendentes chineses, Universidade de Hubei

Resumo

Na Era Digital de hoje, as modalidades de ensino diversificam-se sob a influência das novas tecnologias, sendo o b-learning uma das modalidades que têm ganhado destaque em muitos países nos últimos anos. O presente trabalho visa examinar a adoção do modelo b-learning no ensino-aprendizagem de PLE na China, através da análise do caso da Universidade de Hubei. A metodologia seguida baseia-se num inquérito a trinta alunos chineses da Universidade de Hubei, o qual inclui catorze perguntas com o intuito de conhecer as suas experiências e opiniões acerca do modelo b-learning no atual ensino e aprendizagem de Português, repleto de oportunidades e desafios. Este trabalho propõe algumas conclusões que se podem tornar implicações para o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas do ensino de PLE em modalidade b-learning no futuro.

Referências

Barbas, M. P. B. S. C. (2007). B-learning como espaço integrador de mudanças dos formatos: do papel ao ecrã. Santarém: Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação.

Fu, H. Y. (2017). Perspetiva de MOOC no ensino de PLE na China. In Lei H. L. (Eds.), Actas do 3º Fórum Internacional do Ensino da Língua Portuguesa na China (pp. 167-177). Macau: Instituto Politécnico de Macau

Lopes, S. F. S. F. (2020). A proposta b-learning da sala de aula invertida (flipped classroom): potencialidades e desafios no contexto do Ensino Superior (Tese de doutoramento). Universidade do Porto, Porto.

Lopes, S. F. S. F., Gouveia, L. B. & Reis, P. (2016). O modelo de ensino do “flipped classroom” (sala de aula invertida) no âmbito do ensino superior, In Gabinete de Relações Internacionais e Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Eds.), Atas dos Dias da Investigação na UFP Research Days Proceedings 2016 (pp. 425–448). Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316241201_O_modelo_de_ensino_do_’flipped_classroom’_sala_de_aula_invertida_no_ambito_do_ensino_superior

Mamede, S. M. P. (2014). Comportamento do Consumidor Digital – O caso do e-learning nas licenciaturas do ensino superior português (Dissertação de Mestrado). Universidade do Porto, Porto.

Publicado
2022-03-16
Secção
Artigos