Compreensão e Percepção da Leitura Multimodal e as Narrativas do Design de Livros Digitais

(Comprehension and Perception ofMultimodalReading and Design Narratives in Digital Books)

  • Thaís Lemos Lima Mestranda em Design, Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-9111-7957
  • Cássia Cordeiro Furtado Pós-Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais do Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Portugal
Keywords: Design, multimodal reading, comprehension, perception, narratives

Abstract

Dentro do cenário atual, o uso de livros digitais para disseminação literária vem se mostrado crescente. No entanto, pensar no projeto de um ebook eficiente significa considerar as potencialidades narrativas que o sistema como um todo pode possuir e de que maneira elas podem se relacionar para contribuir com a experiência de leitura e percepção que o usuário tem sobre o objeto. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um recorte do referencial teórico da dissertação de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão. Nele são abordados os aspectos envolvidos nos processos de compreensão e percepção na leitura multimodal presente em livros digitais, dando enfoque ao público infantil em fase de alfabetização, pertencentes ao atual perfil geracional denominado Alpha. Por fim, finaliza com uma visão sobre os aspectos narrativos do design de livros digitais que podem contribuir com a formação da compreensão e percepção dos conteúdos disponibilizados no livro digital e objetiva discutir sobre as narrativas presentes nos livros digitais que como elas são capazes de dialogar com seus leitores, dando foco ao público infantil.

(Nowadays, the use of digital books (also called ebooks)for literary dissemination has beenincreasing. However, thinking about designing an efficient ebookmeans considering the narrative potentialities of its system may possessas a whole,and how they can relate in order to contributeto the user's reading experience and perception. Consideringthat, this article presents a partof the theoretical framework, developed in the Post Graduate Program in Design oftheUniversidade Federal do Maranhão, in Brazil. It addresses the aspects involved in the processes of comprehension and perception in ebooks multimodal reading, focusing on children in literacy phase, which belong to the current generational profile called Alpha. Finally, it concludes with an insight into the narrative aspects of digital book design that can contribute to the formation ofunderstanding and perception of the contents available in the digital book and aims to discuss the narratives present in digital books that how they are able to dialogue with readers, focusing on children.)

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cássia Cordeiro Furtado, Pós-Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais do Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Portugal

Pós-Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais do Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro, Portugal. Professora Associada do departamento de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Maranhão e integrante dos Programas de Pós-Graduação em Design (UFMA) e Ciência da Informação (UFPA).

References

Albino, J P & Morais, M J, 2016,‘Uma Melhor Experiência Do Usuário No E-Learning Por Meio De Storytelling’. In: Brito, C R; Ciampi, MM(Orgs.). Providing Knowledge to grant the Quality of Information Tools: a Current Global Challenge. Science and Education Research Council -COPEC.vol.14, pp. 223-227.

Azevedo, DS,2016. ‘Online Full Time: A Sociabilidade das Gerações Y e Z no Cotidiano Tecnológico. Dissertação de Mestrado,Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano,Universidade Federal Fluminense,Niterói.

Barcellos, M A, 2018, ‘A leitura vem de dentro: sentidos no ato de ler em diferentes dispositivos’. In: Gruszynski, A C, Martins, B G & Gonçalves, M S (Org.). Agentes e Objetos.PPGCOM UFMG, Belo Horizonte,Brasil.

Buckingham, D,2010, ‘Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização’. Educação & Realidade, vol. 35, no. 3, pp. 37-58. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/13077/10270 Acesso em: 15 mar. 2019.

Cybis, W, Betiol, A H &Faust,R, 2010, Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. 2.ed. Editora Novatec, São Paulo, Brasil.

Flynn, JR, 2012.O que é inteligência?Bookman, São Paulo,248 p.

Garrett, J J, 2011, The Elements of User Experience: User centered design for the web and beyond. 2nd ed. Berkley, New Riders, USA.

Grimshaw, S, Dungworth, N, McKnight, C & Morris, A, 2007, ‘Electronic books: children’s reading and comprehension’. British Journal of Educational Technology, vol. 38, no. 4, pp. 583-599. doi:10.1111/j.1467-8535.2006.00640.x

Kao, G Y M, Tsai, C C, Liu, C Y & Yang, C H, 2016, ‘The effects of high/low interactive electronic storybooks on elementary school students’ reading motivation, story comprehension and chromatics concepts’. Computers and Education, vol. 100, p. 56–70. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2016.04.013

Hourcade, J. P, 2015. Child-Computer Interaction.Iowa, USA. 201 p.

Indalécio, A B & Ribeiro, M G M, 2017, ‘Gerações Z e Alfa: os novos desafios para a educação contemporânea’. Revista UNIFEV, vol. 2, pp. 137-148.

Menegazzi, D &Sylla, C, 2019,‘A Literatura Infantil Digital: o design das histórias interativas’. Revista de Educação, Ciência e Cultura. vol. 24, no. 2, pp. 81-96.

Moreno, R & Mayer, R E, 2007, ‘Interactive Multimodal Learning Environments’. Springer Link: Educational Psychology Review, vol. 19, no. 3, pp. 309–326.

Moura, M, 2011. “Interdisciplinaridades no Design Contemporâneo”. In: Menezes, M and Paschoarelli, L.C. (orgs.) Metodologias do Design: Inter-Relações. São Paulo: Estação das Letras e Cores, vol.1, pp. 274-290.

Lysenko, L V & Abrami, P C, 2014, ‘Promoting reading comprehension with the use of technology’. Computers & Education, vol. 75, pp. 162-172. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2014.01.010

Rosa, G P S,2016, ‘Atenção, compreensão da leitura, consciência textual e aprendizagem’. Porto Alegre: Anais do IX Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa. pp. 270-284.

Santos, D C P,2017, ‘Mídias dinâmicas em book apps infantis: a experiência do usuário infantil durante a prática de leitura’. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Silva, M A T, Pinho Neto, J A S & Dias, G A, 2013, ‘Arquitetura da Informação para quê e para quem?: uma reflexão a partir da prática em ambientes informacionais digitais’. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, vol. 18, no. 37, pp. 283-302.

Soares, M, 2002, ‘Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura’. Educação & Sociedade,vol. 23,no. 81, pp. 143-160. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008

Teixeira, D J & Gonçalves, B S,2014, ‘Interatividade e multimídia no Contexto de narrativas para ebook Infantil em dispositivos móveis: uma Revisão sistemática’, Conexão –Comunicação e Cultura, vol. 13, no. 26, pp. 53-73.

Published
2020-07-29