Hashtags à Mesa: Redes Sociais sobre Vegetarianismo no Instagram

(Hashtags at the Table: Social Networks on Vegetarianism on Instagram)

  • Davino Pereira Lima Júnior Maria Sebastiana Pereira de Lima
Keywords: social networks, instagram, veganism, vegetarianism

Abstract

Este artigo tem como temática as redes sociais formadas no Instagram com o tema vegetarianismo, seus desdobramentos e assuntos paralelos. O objetivo é identificar relações sociais, interações, atores e tópicos relacionadoscom o vegetarianismo no Instagram. Para isso, este trabalho tem a análise de redes sociais on-line como metodologia de pesquisa, utilizando os métodos apresentados por Recuero (2017). Por meio da coleta de postagens e a identificação de perfis que disseminam conteúdo sobre atemática, os dados puderam ser organizados e computados. Desta forma, foram criados grafos, que são representações visuais dessas redes, e os dados a respeito das interações puderam ser contabilizados e expressos por meio de gráficos. Concluiu-se que as redes sociais formadas no Instagram são espaços no ambiente virtual que agregam pessoas com interesse na temática e incentivam o hábito por meio de conteúdo que informa, conscientiza, sensibiliza e descontrai, sem, contudo, representarem um lugar de debate político de forma geral.

(This article is themed on the social networks formed on Instagram with the theme vegetarianism, its developments and parallel issues. The goal is to identify social relationships, interactions, actors and topics related to vegetarianism on Instagram. For this, this work has the analysis of online social networks as a research methodology, using the methods presented by Recuero (2017). Through the collection of posts and the identification of profiles that disseminate content on the subject, the data could be organized and computed. In this way, graphs were created, which are visual representations of these networks, and data about interactions could be accounted for and expressed through graphs. It was concluded that the social networks formed on Instagram are spaces in the virtual environment that aggregate people with interest in the theme and encourage the habit through content that informs, raises awareness, sensitizes and relaxes, without, however, representing a place of political debate of general form.)

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Published
2020-12-29