Busca de Autocuidado em Ambientes Digitais: Usos e Gratificações

Keywords: informação em saúde, Usos e Gratificações, Autocuidado

Abstract

 Informação, comunicação e programas de intervenção em saúde precisam ser planejados com dados precisos e oportunos. Com o objetivo de conceber a dinâmica do comportamento de busca de informação e uso de dispositivos digitais de saúde, realizamos uma revisão de literatura abordada pela perspectiva de Usos e Gratificações. No estudo analisamos onze artigos produzidos na última década e obtivemos como resultado a formulação teórica de que o usuário procura conhecimento para o autocuidado em saúde com as variantes de 1.Gerenciamento emocional do adoecimento, 2.Gerenciamento do dia-a-dia no processo de adoecimento, e 3.Gerenciamento da motivação para o autocuidado contínuo. Considerações sobre a estruturação da hipótese formulada bem como sobre os conceitos relacionados às suas categorias são fornecidas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raquel Carriço Ferreira, UFS

Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe, com atuação no curso de Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-graduação em Comunicação. Publicitária, mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (2003),doutora pela Universidade Nova de Lisboa (2011), obteve seu título de pós-doutorado pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2017) . Tem experiência na área de Sociologia Aplicada, atuando com os temas das Teorias da Comunicação, Estudos da Audiência e Recepção, Ética e Legislação Publicitária, Comunicação Integrada, Comunicação e Saúde. Seu campo de estudo está circunscrito na dinâmica de interação do indivíduo com os meios de comunicação ou outro contexto social mediado por plataformas comunicacionais, conformando o nexo da produção das mensagens e seu consumo.

Rita Espanha, ISCTE

Professora Auxiliar com Agregação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora do CIES-Iscte, desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde", "Literacia em Saúde", "Gerações e Tecnologia de Comunicação" e "Participação Política na Era Digital". Coordenadora ERASMUS do Departamento de Sociologia. Foi coordenadora do Projeto ILS-P - Inquérito Literacia em Saúde em Portugal (CIES-Iscte - apoiado pela FCG, Inovar em Saúde, 2013-2015) integrado no Projeto europeu HLS-EU (Health Literacy Survey). É Associated Editor da revista Observatório (OBS*- http://obs.obercom.pt/index.php/obs). Foi diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e participa na rede de investigação World Internet Project (USC Annenberg). É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal.

Published
2020-12-29