O Uso da Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing Digital: Exploração das vulnerabilidades do usuário-consumidor

(The Use of Artificial Intelligence Applied to Digital Marketing: exploitation of user-consumer vulnerabilities)

  • Afonso Celso Magalhães Madeira UFBA
  • Barbara Coelho Neves Federal university of Bahia http://orcid.org/0000-0002-3429-7522
  • Daniel de Jesus B. C. Branco UFBA
Keywords: Digital marketing, digital transformation, artificial intelligence, chatbots, cellphone operators

Abstract

A apropriação da inteligência artificial pelo marketing digital torna-se mais uma ferramenta de manipulação para a criação de desejos e necessidades no usuário-consumidor, contribuindo para o aumento das vendas através da exploração e potencialização das vulnerabilidades do usuário-consumidor. Esta persona torna-se assim parte fragilizada desta relação comercial diante do poder desmedido dos sistemas cognitivos e chatboots. O presente artigo tem por objetivo apresentar ocorrências do uso da inteligência artificial aplicada ao marketing digital na exploração das vulnerabilidades do usuário-consumidor. Por meio de abordagem descritiva e revisão da literatura, examina o universo da publicidade na web, tendo por amostra as operadoras de telefonia celular e por sujeitos os usuários-consumidores, aplicando metodologia teórica-qualitativa. 

(The appropriation of artificial intelligence by digital marketing becomes yet another manipulation tool for the creation of desires and needs in the user-consumer, contributing to increase sales through the exploitation and enhancement of user-consumer vulnerabilities. This persona thus becomes a fragile part of this business relationship in the face of the immense power of cognitive systems and chatbots. This article aims to present occurrences of the use of artificial intelligence applied to digital marketing in the exploitation of user-consumer vulnerabilities. Through a descriptive approach and literature review, it examines the universe of advertising on the web, using cellphone operators as a sample and users-consumers as subjects, applying theoretical-qualitative methodology.)

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Afonso Celso Magalhães Madeira, UFBA

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Barbara Coelho Neves, Federal university of Bahia

Dra. em Educação. Pós-Doutora em Ciência da Informação. Profa. Adjunto do ICI. Pesquisadora Permanente do PPGE-UFBA. Profa. Colaboradora do PPGCI-UFBA. Professora Convidada do PPGCI-UFSCar. Líder do Laboratório Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital) da UFBA. 

Daniel de Jesus B. C. Branco, UFBA

Doutorando em Ciência da Informação do PPGCI-UFBA. Membro do LTI Digital da UFBA. Bolsista 2019.1 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)

References

Almeida,T.F.S.de,Silva,H.A.da&Novôa,N.F.(2019).MarketingDigital:novaspossibilidadesdeaçõesestratégicasemagênciasespecializadas.Disponívelem:<https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos17/28525322.pdf>.Acessoem:28dez.2019.

Araújo,R.F.(2016).Estudosmétricosdainformaçãonaweb:atores,açõesedispositivosinformacionais.Maceió:EDUFAL.

Bradshaw,J.(1997).Anintroductiontosoftwareagents.In:SoftwareAgents,AAAIPress.

Bohle,S.(2018).“Plutchik”:artificialintelligencechatbotforsearchingNCBIdatabases.JournaloftheMedicalLibraryAssociation:JMLA,v.106,n.4.

Burnham,T.F.(2012).Espaçosdeaprendizagem:umadiscussãoentreaprendizesnoespaçode(in)formaçãodaREDPECT.In:Burnham,T.F.ecoletivodeautores.Análisecognitivaeespaçosmultirreferenciaisdeaprendizagem:currículo,educaçãoàdistânciaegestão/difusãodoconhecimento.Salvador:EDUFBA.

Casarotto,C.(2019).Os83tiposdemarketingprincipais,explicadosecomexemplosvisuaisparavocê.RockContent(blog).Disponívelem:<https://rockcontent.com/blog/tipos-de-marketing/>.Acessoem:28dez.2019.

Cozer,M.T.daS.(2007).Interaçãocomclientesnaeconomiadigital:umestudodecasomúltiplo.JISTEM-JournalofInformationSystemsandTechnologyManagement,4(2),217-234.https://doi.org/10.1590/S1807-17752007000200006.

Ferreira,J.M.B.(2019).Mídiasdigitais,viralizaçãoereputaçãocorporativa:apercepçãodeexecutivosdeagênciasdemídiasdigitais.Dissertação(MestradoemGestãoEmpresarial)–EscolaBrasileiradeAdministraçãoPúblicaedeEmpresasdaFundaçãoGetúlioVargas,RiodeJaneiro.

Jota,A.(2017).InteligênciaArtificial,MachineLearningEDeepLearning:entendamelhor.Tecmundo.07jun.Disponívelem:<https://www.tecmundo.com.br/inteligencia-artificial/117510-inteligencia-artificial-machine-learning-deep-learning-entenda-melhor.htm>.Acessoem:08jun.2017.

Kotler,P.(2001).AdministraçãodeMarketing.SãoPaulo,Ed.PrenticeHall.

Kotler,P.,Kartajaya,H.,Setiawan,I.(2017).Marketing4.0:movingfromtraditionaltodigital.NewJersey:EdWiley.

Leite,V.J.A.;Neves,B.C.(2019).Computaçãocognitivanaperspectivadainformaçãoemsaúde.RevistaFontesDocumentais.Aracaju.v.02,n.01,p.60-66,jan./abr.Disponívelem:<https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/fontesdocumentais/article/view/421>.Acessoem:10mar.2020.

Lira,T.O.de.(2011).AInteligênciaArtificialnocontextodasCiênciasCognitivas.DissertaçãodeMestrado.MestradoemTecnologiasdaInteligênciaeDesignDigital.SãoPaulo:PUC-SP.

Madeira,A.C.M.(2017).Inteligênciaartificialeconsciência:embuscadaautoconsciência.12ºSimpósioInternacionalSobreConsciênciae3ºSimpósioInternacionalSobreAutoconhecimento.Salvador.

Martino,L.M.(2015).Teoriadasmídiasdigitais:linguagens,ambienteseredes.Petrópolis,Vozes.

Medeiros,H.(2020).InteligênciaartificialeRCSnoradardasoperadoras.In:MobileTime.Disponívelem:<https://www.mobiletime.com.br/noticias/10/08/2018/rcs-bots-de-texto-e-voz-o-que-esta-no-radar-das-operadoras/>.Acessoem:16jan.2020.

Meio&Mensagem.(2020).Inteligênciaartificial,odesafiodomarketing.Disponívelem:<https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2015/08/06/como-a-inteligencia-artificial-impacta-o-mundo-das-marcas.html>.Acessoem16jan.2020.

Miklosik,A.&Evans,N.(2020).ImpactofBigDataandMachineLearningonDigitalTransformationinMarketing:ALiteratureReview.IEEEACCESS,V.8,DOI:10.1109/ACCESS.2020.2998754

Mueller,J.P.&Massaron,L.(2018):ArtificialIntelligence.NewJersey,JohnWiley&Sons,Inc.

Nakabayashi,L.A.(2009).AcontribuiçãodaInteligênciaArtificial(IA)naFilosofiadaMente.DissertaçãodeMestrado.MestradoemTecnologiasdaInteligênciaeDesignDigital.SãoPaulo:PUC-SP.

Neves,B.C.(2017).Tecnologiaemediação:umaabordagemcognitivadainclusãodigital.Curitiba:Ed.CRV,2017.

Neves,B.C.(2018).Aproximaçãoconceitualepossibilidadesdomarketingdigital:obibliotecárioestrategistaemmídiassociais.PesquisaBrasileiraemCiênciadaInformaçãoeBiblioteconomia,v.13,n.1,2018.DOI:10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.39354.Acessoem:17mar.2020.

NotíciaemFocoMT.(2020).Empresasdetelefoniainvestemem-plataformasdeinteligênciaartificial.Disponívelem:<https://noticiaemfocomt.com.br/empresas-de-telefonia-investem-em-plataformas-de-inteligencia-artificial/>.Acessoem:16jan.2020.

O’Brien,J.A.;Marakas,G.M.(2013).AdministraçãodeSistemasdeInformação.15ªed.PortoAlegre:AMGH.

Peçanha,V.(2019).OqueéMarketingDigital?Entendaoconceito,comofazerecomecesuaestratégiadeMarketingOnline.Publicadoem25.10,atualizadoem21.01.2020.In:BlogRockcontent.Disponívelem:<https://rockcontent.com/blog/marketing-digital/>.Acessoem:28dez.2019.

Pereira,C.deB.,Toledo,G.L.,&Toledo,L.A.(2009).Consideraçõessobreoconceitodemarketingteoriaepráticagerencial.Organizações&Sociedade,16(50),519-543.https://doi.org/10.1590/S1984-92302009000300007.

Perotto,F.S.(2004).InteligênciaArtificialConstrutivista:umanovaperspectivateóricaparaumanovaarquiteturadeagentecomputacionalinteligente.DissertaçãodeMestrado.PortoAlegre-RS:ProgramadePós-GraduaçãoemComputação.

Pulizzi,J.(2016).Marketingdeconteúdoépico.SãoPaulo,DVS.

Rodrigues,J.(2019).OqueéMarketingDigital?In:BlogdaEscoladoMarketingDigital.Disponívelem:<https://blog.escoladomarketingdigital.com.br/o-que-e-marketing-digital/>.Acessoem:28dez.

Rogers,D.L.(2018).Transformaçãodigital:repensandooseunegócioparaeradigital.SãoPaulo:AutênticaBusiness.

Rossi,A.T.(2003).Marketingsemcomplicações.SãoPaulo:Ed.SENAC.

Russell,S.;Norvig,P.(2013).InteligênciaArtificial.TraduçãodeReginaCéliaSimile.3ªEd.RiodeJaneiro:Elsevier.

Souza,C.(2019).Marketingdigital:aevoluçãodoMarketing.17.09.In:administradores.com.Disponívelem:<https://administradores.com.br/artigos/marketing-digital-a-evolucao-do-marketing>.Acessoem:28dez.2019.

Vortigo.(2017).5aplicaçõesdeinteligênciaartificialnasempresas.Disponívelem:<http://blog.vortigo.com.br/5-aplicacoes-de-inteligencia-artificial-nas-empresas/?utm_campaign=website&utm_source=sendgrid.com&utm_medium=email>.Acessoem07fev.2107.

Zenvia.(2020).OqueéumChatbot?entendadeumavezportodas!17.04.Disponívelem:<https://www.zenvia.com/blog/o-que-e-um-chatbot-entenda-de-uma-vez-por-todas>.Acessoem:04jan.2020.

Weiss,M.C.(2019).Sociedadesensoriada:asociedadedatransformaçãodigital.EstudosAvançados,33(95),203-214.https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3395.0013

Published
2020-12-29