O Uso da Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing Digital

Exploração das vulnerabilidades do usuário-consumidor

  • Afonso Celso Magalhães Madeira UFBA
  • Barbara Coelho Neves Federal university of Bahia http://orcid.org/0000-0002-3429-7522
  • Daniel de Jesus B. C. Branco UFBA
Keywords: Marketing digital, Transformação digital, Inteligência artificial, Chatbots, Operadoras de celular

Abstract

A apropriação da inteligência artificial pelo marketing digital torna-se mais uma ferramenta de manipulação para a criação de desejos e necessidades no usuário-consumidor, contribuindo para o aumento das vendas através da exploração e potencialização das vulnerabilidades do usuário-consumidor. Esta persona torna-se assim parte fragilizada desta relação comercial diante do poder desmedido dos sistemas cognitivos e chatboots. O presente artigo tem por objetivo apresentar ocorrências do uso da inteligência artificial aplicada ao marketing digital na exploração das vulnerabilidades do usuário-consumidor. Por meio de abordagem descritiva e revisão da literatura, examina o universo da publicidade na web, tendo por amostra as operadoras de telefonia celular e por sujeitos os usuários-consumidores, aplicando metodologia teórica-qualitativa. 

Palavras-chave: Marketing digital. Transformação digital. Inteligência artificial. Chatbots. Operadoras de celular.

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Author Biographies

Afonso Celso Magalhães Madeira, UFBA

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Barbara Coelho Neves, Federal university of Bahia

Dra. em Educação. Pós-Doutora em Ciência da Informação. Profa. Adjunto do ICI. Pesquisadora Permanente do PPGE-UFBA. Profa. Colaboradora do PPGCI-UFBA. Professora Convidada do PPGCI-UFSCar. Líder do Laboratório Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital) da UFBA. 

Daniel de Jesus B. C. Branco, UFBA

Doutorando em Ciência da Informação do PPGCI-UFBA. Membro do LTI Digital da UFBA. Bolsista 2019.1 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)

Published
2020-12-29