PROA-UA: Plataforma de Revistas em Open Access da Universidade de Aveiro é um sistema de informação que pretende agregar e disponibilizar em acesso aberto, via Web, as revistas científicas e académicas dos departamentos, escolas e unidades de investigação da Universidade de Aveiro, de forma a contribuir para a disseminação dos resultados da investigação publicada.

Kit de apoio aos editores das revistas UA

Revistas

  • Ágora. Estudos Clássicos em Debate

    A revista Ágora. Estudos Clássicos em Debate (ISSN 0874-5498 | E-ISSN 2183-4334) foi fundada em 1999. Com periodicidade anual, publicada pela UA Editora e de livre acesso, é editada pela área de estudos clássicos do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Trata-se de uma revista dedicada aos estudos clássicos desde os primórdios da Antiguidade greco-latina até à receção que essas antigas literaturas e culturas continuam a ter na atualidade nas civilizações de matriz ocidental, sem esquecer as problemáticas ligadas ao ensino do Grego e do Latim.


    Com arbitragem científica (avaliação por pares, duplamente anónima), trata-se de uma revista científica destinada a académicos e investigadores, tanto nacionais como estrangeiros, bem como ao público em geral. 


    INDEXAÇÃO


    A revista encontra-se indexada em Arts and Humanities Citation Index - ISI Web of Knowledge; SCOPUSDialnet; DOAJ - Directory of Open Access Journals; ERIH PLUS; L’Année Philologique; LATINDEX; MIAR - Matriu d’informació per a l’avaluació de revistes; Redalyc; QUALIS (A1); SJR - SCImago Journal & Country Rank; RedalycRCAAP (Repositório Científico em Acesso Aberto em Portugal), Sherpa Romeo.


    Os seus conteúdos são gratuitos e encontram-se disponíveis (em acesso aberto), em: https://proa.ua.pt

  • Cadernos de PLE. Estudos Variacionistas e Aplicados em Língua Não Materna

    A Revista Cadernos de PLE. Estudos Variacionistas e Aplicados em Língua Não Materna é um periódico anual e surge na continuidade da Revista Cadernos de PLE publicada em formato impresso (disponível em: http://www.varialing.eu/?page_id=665).


    Os seus editores decidiram relançar esta publicação, agora em formato online, destinada a um público e temática mais alargados. Esta nova edição, que conta também com avaliação por pares, pretende incentivar a pesquisa na área do Português como Língua Não Materna, sob um ponto de vista estritamente linguístico, aliando algumas perspetivas da Variação Linguística à Linguística Aplicada aceitando-se, assim, os diferentes enfoques teóricos e epistemológicos da Linguística Moderna.

  • CRC 2012: 12ª Conferência sobre Redes de Computadores

    Desde 1998 que a Conferência sobre Redes de Computadores tem vindo a afirmar-se como o principal fórum nacional para a apresentação e discussão de resultados de investigação de elevada qualidade. A edição deste ano pretende reforçar este objetivo procurando agregar comunidades emergentes de investigação na grande área das Redes de Computadores, como a comunidade das Redes em Tempo-Real e de Cloud Computing. Apesar de poderem ser submetidos trabalhos em qualquer área do largo espectro das redes de computadores, o tema da CRC 2012 é “A Internet das coisas”. (...)


    CRC2012: Atas da 12ª Conferência sobre Redes de Computadores, 15-16 de Novembro de 2012, Aveiro, Portugal.

  • Eletrónica e Telecomunicações

    O objectivo principal desta Revista é a publicação dos trabalhos de docentes, investigadores e alunos sobre temas pedagógicos, científicos ou tecnológicos realizados no âmbito das actividades dalguma forma enquadradas pelo Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI). Com periodicidade semestral, pretende-se que esta Revista seja um verdadeiro instrumento de divulgação transversal quer a todos os ciclos de formação quer a todas as unidades de investigação que em dado momento integrem  elementos do DETI.

  • Estudos do ISCA

    A Revista Estudos do ISCA (V Série) é uma publicação institucional alojada na plataforma de revistas em open-access da Universidade de Aveiro.


    A caraterística institucional liga a sua evolução ao contexto envolvente. A I Série, em papel, intitulada Estudos do ISCAA (n.º1/1981 e n.º2/3/1983) traz a marca do “vigor qualitativo” da ainda muito jovem instituição; a II Série (n.º1/1995, n.º 2/1996, n.º3 e 4/1998, n.º5/1999, n.º 6/7 de 2000/2001) abre as portas ao ensaio, on line, da III Série (n.º 1/2/3/2007). A IV Série da Revista Estudos do ISCA arranca, em 2010, com o vigor de uma publicação alojada na PROA-UA que, enquanto em formato eletrónico, se abre a toda a comunidade, assumindo as boas práticas de divulgação científica, incitando à investigação transdisciplinar e à renovação das estratégias pedagógicas e de investigação.


    Na atual V Série, com início em 2022, a revista assume um âmbito diferente, apresentando-se como um meio de difusão à comunidade académica e à sociedade envolvente dos projetos científicos desenvolvidos na instituição, bem como de eventos organizados e realizados na Escola, sejam eles de caráter científico, pedagógico ou de ligação à comunidade.

  • Fénix: Revista dos Amigos do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro

    Fénix. Revista dos Amigos do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro é uma revista de divulgação que tem como objetivo dar a conhecer a um público não especializado aspetos da história, da cultura, da economia, da língua, da literatura e das artes chinesas, bem como as principais atividades desenvolvidas pelo Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA).

  • Forma Breve

    Forma Breve é uma revista científica do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, com periodicidade anual e com arbitragem científica (avaliação por pares, duplamente anónima). Desde 2003, publica estudos inéditos e recensões bibliográficas, na área das Humanidades, com especial ênfase em estudos literários. Tem mantido um ritmo de publicação regular, desde o ano da sua criação, e trata-se de uma revista destinada a académicos e investigadores, tanto nacionais como estrangeiros, bem como ao público em geral.  Desde o volume n.º 12 (2015) este periódico tem privilegiado a publicação de artigos provenientes de congressos organizados pelo grupo de investigação "Mitografias: Temas e Variações", da unidade de I&D Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC), da Universidade de Aveiro. A partir do volume n.º 17 (2021) a publicação da revista passa a ser exclusivamente online.
    ISSN (impresso): 1645-927X (apenas até ao volume n.º 16)
    ISSN (em linha): 2183-4709

  • ICIEMC Proceedings

    Proceedings of the International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing & Consumer Behaviour.

  • Indagatio Didactica

    A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), estando, portanto, alinhada com a missão deste Centro – “produzir conhecimento capaz de contribuir para a formação de cidadãos capazes e críticos e para a criação de um mundo melhor” (CIDTFF, 2020).


    A investigação em educação, de cariz teórico ou empírico, desenvolvida fundamentalmente por académicos, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados. Trata-se de uma revista online, de âmbito internacional, dirigida principalmente a investigadores, embora com interesse para decisores políticos, professores, formadores e outros, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos e a generalidade da comunidade educativa. Visa o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.


    A Indagatio Didactica estrutura-se em quatro secções, consoante o foco da investigação desenvolvida, que devem ser lidas como um todo coerente e não de forma atomizada:



    • Desenvolvimento Curricular e Didática; 

    • Tecnologias (Digitais) em Educação;

    • Políticas e Avaliação em Educação; 

    • Supervisão em Educação


     


    Ref. Bibl.: CIDTFF. (2020, 7 de julho). CIDTFF. Universidade de Aveiro. https://www.ua.pt/pt/cidtff


    Indexada em: CAPES/QUALIS, classificação A3 (avaliação Qualis 2017-2020) | RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) | Sherpa Romeo | DOAJ

  • INVTUR Proceedings

    A Conferência Internacional INVTUR é um evento organizado pela Universidade de Aveiro, Portugal, desde 2010 e tornou-se numa das maiores conferências científicas na área do turismo a nível mundial. Ao longo dos anos, ganhou reputação como uma importante plataforma para a partilha de investigação de ponta e de ideias inovadoras na área do turismo.


    A INVTUR tem como objetivo apresentar investigação de relevância que contribua para o debate e aponte novas abordagens e paradigmas emergentes no setor do turismo. Também pretende partilhar e aplicar o conhecimento científico na prática que afeta a transformação dos destinos. Todas as edições da INVTUR contam com a participação de palestrantes de renome internacional, os Keynote speakers, que partilham com a audiência conhecimento nas suas principais áreas de investigação. As melhores práticas de turismo são, ainda, apresentadas através de uma série de sessões paralelas e eventos especiais. Paralelamente à conferência, são realizadas discussões envolvendo académicos e representantes do setor empresarial e organizações públicas. No geral, os participantes têm a oportunidade de fortalecer parcerias ou estabelecer novos contactos, incluindo investigadores, profissionais do setor e entidades governamentais, através do diálogo e da partilha de conhecimento para uma melhoria do setor do turismo e da sociedade em geral. 

  • Journal of Statistics on Health Decision

    O "Journal of Statistics in Health Decision" é uma revista de acesso aberto, com revisão pelos pares, publicada pela Universidade de Aveiro (UA) em parceria com o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV). Tem como objetivo disponibilizar publicações de alta qualidade na área da Estatística Médica.

  • Music for and by children

    The music for and by children is a biennial journal dedicated to publish the results of the International Symposium: “Music for and by Children: Perspectives from Composers, Performers and Educators” hosted by University of Aveiro and INET-MD (Institute of Ethnomusicology - Centre for Music and Dance Studies) in Aveiro, Portugal. 


    The main goal of the musichildren conferences is to explore aspects of music for children, and music that is created by children. It aims to stimulate discussion, develop ideas, and disseminate research in the fields of Music Composition, Performance and Music Education. 

  • Nanomaterials Science & Engineering

    Journal of Nanomaterials Science and Nanotechnology is an peer-reviewed journal communicating scientific and technological advances in the fields of the new materials and technology on nanoscale. The journal provides scientists and the technology business community with the latest developments in the Nanomaterials Science.

  • Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos

    A revista CAPTAR, Ciência e Ambiente para Todos, acessível on-line, apresenta-se assim como uma publicação científica periódica, escrita em português, onde os leitores são confrontados com dados científicos atuais, assim como com os procedimentos científicos utilizados pelos investigadores para a sua obtenção.

  • Revista da Universidade de Aveiro. Geociências

    A Revista da Universidade de Aveiro - Geociências foi fundada no ano de 1986 com o objetivo principal de promover os trabalhos e resultados de investigação desenvolvidos pelos docentes e investigadores do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro, bem como de outras instituições ou centros de investigação nacionais e internacionais, estimulando a reflexão e cooperação no domínio das Geociências.

  • Revista dos encontros internacionais Ergotrip Design

    A revista dos encontros internacionais Ergotrip Design é uma publicação online, multi-disciplinar na área do design, sujeita a uma avaliação/revisão por pares em sistema de double-blind review. A revista é detida pela unidade de investigação ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, associada à Universidade de Aveiro e à Universidade do Porto, e pelo grupo de pesquisa Ergodesign e Interação Humano-Computador, sedeado na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.


    ISSN 2183-928X

  • Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses

    Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses é coeditada pela Universidade de Aveiro, através do seu Instituto Confúcio, e pela Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian (R. P. China), com o objetivo de promover a publicação de investigação científica no âmbito dos estudos sino-portugueses.

  • RUA-L: Revista da Universidade de Aveiro. Letras

    A RUA-L propõe-se divulgar anualmente artigos de docentes e investigadores afetos não só ao Departamento de Línguas e Culturas, mas também a outras instituições ou centros de investigação portugueses e estrangeiros, estimulando, nos planos nacionais e internacionais, a reflexão, o diálogo, a cooperação e o desenvolvimento de atividades científicas em rede.

    Publica anualmente um volume temático na área das Humanidades e das Ciências Sociais com artigos inéditos em português, inglês, francês, alemão ou espanhol, sujeitos a uma avaliação prévia duplamente cega por parte de uma Comissão Científica / Arbitragem, constituída por investigadores e docentes afetos à Universidade de Aveiro e a outras instituições de Ensino Superior e centros de investigação portugueses e estrangeiros.

  • Teografias

    Teografias – Literatura e Religião é o título de um projeto de investigação sediado na Universidade de Aveiro e financiado pela FCT. Com a duração de três anos, o projeto pretende estudar a inscrição de alguns temas religiosos no discurso literário, privilegiando as literaturas em língua portuguesa.