Estágios na licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês / Chinês-Português do Politécnico de Leiria: escolha de entidades cooperantes

Palavras-chave: estágio curricular, Licenciatura em tradução e interpretação Chinês-Português/Português-Chinês, IPLeiria, entidades de estágio, critérios de seleção

Resumo

A licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês/Chinês-Português, fruto de uma parceria do Politécnico de Leiria e da Universidade Politécnica de Macau, visa formar profissionais com um domínio adequado em Português e Mandarim. O presente artigo versa sobre a unidade curricular de Estágio, enquanto ponto culminante dessa licenciatura. Pretende-se, mais concretamente, identificar e caracterizar as entidades de estágio escolhidas pelos estudantes que ingressam no curso em Portugal, desde a primeira edição da UC, em 2010, até ao presente. A caracterização atenderá à localização geográfica das entidades de estágio, à sua área de atividade, ao número de estudantes acolhidos e ao número de colaborações com o curso.

Referências

Álvarez, S. Á., & Antón, M. T. O. (eds.). (2020). Perfiles estratégicos de traductores e intérpretes. La transmisión de la información experta multilingüe en la sociedad del conocimiento del siglo XXI. Granada: Comares.

Caires, S., & Almeida, L. S. (2000). Os estágios na formação dos estudantes do ensino superior: Tópicos para um debate em aberto. Revista Portuguesa de Educação, 13(2), 219-241. Despacho n.º 7610/2012, D. R. n.º 107, 2ª série de 01-06-2012.

Dias, G. p. , Melo, A. I., Lopes, B., Seabra, D., Brito, E., Costa, M. & Silva, p. (2015). Os estágios curriculares e o seu impacto na empregabilidade dos licenciados. Aveiro: UA Editora. Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). (2021). Perfil do aluno 2019/2020. https://www.dgeec.mec.pt/np4/1275.html

Leonídio Paulo Ferreira - Diário de Notícias. (2020, Maio 5). ″Na China é impressionante: 50 universidades ensinam português a 5000 alunos″. https://www.dn.pt/edicao-do-dia/05¬-mai-2020/na-china-e-impressionante-50-universidades-ensinam-portugues-a-5000¬-alunos-12138499.html

Portal Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Consultado em outubro de 2022. https://portaldiplomatico.mne.gov.pt/sobre-nos/carreiras-e-oportunidades/ estagios-do-mne/estagios-curriculares-pecmne

Sousa, L., & da Silva J. T. (2021). O contributo das organizações do terceiro setor para o estudo e divulgação da China em Portugal: o caso do Observatório da China. In C. Morais, G. Zhiyan, J. A. H. Rangel, A. M. Ferreira, M. F. Brasete, R. Mai, R. L. Coimbra (eds.), Diálogos Interculturais Portugal-China 2. Vol. I: Rotas e raízes de um diálogo dis¬tante (pp. 361-374). Macau: Instituto Internacional de Macau (IIM) & Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA).

Ran, A. (2021). Instituto Confúcio como plataforma de intercâmbio cultural na procura do caminho para resultados de sucesso em comum: o caso da Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian. In C. Morais, G. Zhiyan, J. A. H. Rangel, A. M. Ferreira, M. F. Bra¬sete, R. Mai, R. L. Coimbra (eds.), Diálogos Interculturais Portugal-China 2 Vol. I: Rotas e raízes de um diálogo distante (pp. 341-348). Macau: Instituto Internacional de Macau (IIM) & Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (IC-UA).

Santos, B. J. (09 julho 2018). Há uma licenciatura do IPL que tem taxa de desemprego zero. Diário de Leiria.

S.A. (17 novembro de 2016). Licenciatura em Português-Chinês/Chinês-Português já formou 130 estudantes em Leiria. Lusa.

Publicado
2023-04-04
Secção
Artigos