A análise crítica do discurso em contexto de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira: métodos e recursos
Resumo
No alinhamento de estudos sobre a dimensão discursiva no contexto ensino-aprendizagem do PLE, este trabalho procura mapear estratégias didáticas aplicadas na UC “Análise do Discurso”, no âmbito da licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada, lecionada no Politécnico de Leiria. Focam-se métodos e recursos da Análise Crítica do Discurso, designadamente relações interdiscursivas e de representação dos atores socias, segundo uma abordagem da língua que contempla aspetos de significação cultural, contexto, ideologia e relações de poder. Discutem-se etapas de análise, materiais usados na sua aplicação e a forma como são apropriados pelos estudantes. Os resultados realçam a necessidade de estabelecer constantes relações entre as características genológicas e os objetivos comunicativos dos textos, bem como a importância de orientar o trabalho de desconstrução de escolhas discursivas e práticas sociais e culturais. Destaca-se ainda a importância de se disponibilizarem e discutirem modelos de análise crítica de textos a fim de potenciar as competências de descrição e interpretação por parte dos/as estudantes.
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