A análise crítica do discurso em contexto de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira: métodos e recursos

Palavras-chave: Português como Língua Estrangeira, Análise Crítica do Discurso, representação de atores sociais, interdiscurso, cultura, relações de poder

Resumo

No alinhamento de estudos sobre a dimensão discursiva no contexto ensino-aprendizagem do PLE, este trabalho procura mapear estratégias didáticas aplicadas na UC “Análise do Discurso”, no âmbito da licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada, lecionada no Politécnico de Leiria. Focam-se métodos e recursos da Análise Crítica do Discurso, designadamente relações interdiscursivas e de representação dos atores socias, segundo uma abordagem da língua que contempla aspetos de significação cultural, contexto, ideologia e relações de poder. Discutem-se etapas de análise, materiais usados na sua aplicação e a forma como são apropriados pelos estudantes. Os resultados realçam a necessidade de estabelecer constantes relações entre as características genológicas e os objetivos comunicativos dos textos, bem como a importância de orientar o trabalho de desconstrução de escolhas discursivas e práticas sociais e culturais. Destaca-se ainda a importância de se disponibilizarem e discutirem modelos de análise crítica de textos a fim de potenciar as competências de descrição e interpretação por parte dos/as estudantes.

Referências

Barker, C., & Galasinski, D. (2001). Cultural studies and discourse analysis. London, Thousand Oaks and New Dehli: Sage.

Brito, M. (2012). A expressão das emoções no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em imersão – estudo exploratório com recurso à teoria da avaliatividade (dissertação de mestrado). Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/9910

Conselho da Europa (2001). Quadro europeu comum de referência para as línguas – Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Lisboa: Edições Asa. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/quadro_europeu_comum_referencia.pdf

Fairclough, N. (1995). Critical discourse analysis: The critical study of language. London and New York: Longman.

Fairclough, N. (2003). Analysing discourse: Textual analysis for social research. London and New York: Routledge.

Fairclough, N. (2004). Semiotic aspects of social transformation and learning. In R. Rogers (Ed.), An introduction to critical discourse analysis in education (pp. 225-336). Mahwah, New Jersey London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Fairclough, N. (2006). Language and globalization. London and New York: Routledge.

Galvão, M. (2012). Texto publicitário: Gramática do visual em manuais de língua portuguesa (dissertação de mestrado). Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/9927

Halliday, M. A. K. (1979). Language as social semiotic. The social interpretation of language and meaning. London, New York, Melbourne and Auckland: Edward Arnold.

Halliday, M. A. K. & Matthiessen, C. M. I. M. (2004). An introduction to functional gramar. London: Hodder Arnold.

Hua. Z. (2019). Exploring intercultural communication: Language in action. (2nd Ed.). Oxon and New York: Routledge.

Janks, H. (2000). Domination, Access, Diversity and Design: a synthesis for critical literacy education. Educational Review, Vol. 52, No. 2. https://doi.org/10.1080/713664035

Kress, G., & van Leeuwen, T. (2006). Reading images. The grammar of visual design. London and New York: Routledge.

Lazar, M. (2011). The right to be beautiful: Postfeminist identity and consumer beauty advertising. In R. Gill & C. Scharff (Eds.), New femininities: Postfeminism, neoliberalism and subjectivity (pp. 37-51). Hampshire, New York: Palgrave Macmillan.

Lazar, M. (2017). ‘Seriously girly fun!’: Recontextualizing aesthetic labour as fun and play in cosmetics advertising. In A. S. Elias, R. Gill, & C. Scharff (Eds.), Aesthetic labour: Rethinking beauty politics in neoliberalism (pp. 51-66). Palgrave Macmillan. doi: 10.1057/978-1-137- 47765-1

Lima, M. (2015). Multimodalidade aplicada ao ensino-aprendizagem de PLE – o anúncio publicitário como material de referência na aula de língua e cultura portuguesa (dissertação de mestrado). Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/24460

Machin, D., & Mayr, A. (2012). How to do critical discourse analysis. A multimodal introduction. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, Washington DC: Sage.

Martin, J. R., & Rose, D. (2008). Genre relations. Mapping culture. London and Oakville: Equinox.

McCarthy, M., & Carter, R. (2014). Language as discourse: Perspectives for language teaching (2nd edition). New York: Routledge. [versão Google Play]

Mickan, P. & Lopez, E. (Eds.) (2017). Text-based research and teaching: A social semiotic perspective on language. A social semiotic perspective on language in use. London: Palgrave McMillan.

Morgan, W. (1997). Critical literacy in the classroom: The art of the possible. London and New York: Routledge.

Mulcahy, C. (2008). The tangled web we weave. Critical literacy and critical thinking. In L. Wallowitz (Ed.), Critical thinking as resistance: Teaching for social justice across the secondary curriculum (pp. 15-28). New York, Washington, D. C/Baltimore, Bern Frankfurt and Main, Brussels Viena and Oxford: Peter Lang.

Nóbrega, M. (2018). Multimodalidade em documento didático: a construção de um vídeo para formação em pedagogia do género (dissertação de mestrado). Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/36336

Ramalho, V., & Resende, V. M. (2011). Análise de Discurso (para a) Crítica: O texto como material de pesquisa. Pontes: Campinas.

Resende, V. M., & Ramalho, V. (2006). Análise de Discurso Crítica. São Paulo: Contexto.

Rogers, R. (2004). An introduction to critical discourse analysis in education. In R. Rogers (Ed.), An introduction to critical discourse analysis in education (pp. 1-18). Mahwah, New JerseyLondon: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Rogers, R. & Wetzel, M. (2014). Designing critical literacy education through critical discourse analysis: Pedagogical and research tools for teacher researchers. New York and London: Routledge. [Versão Kobo]

Rymes, B. (2016). Classroom discourse analysis: A tool for critical reflection (2nd ed.). Routledge: New York and Oxon.

Silva, K. (2012). O discurso do professor em contexto de aula de PLE. Análise de práticas discursivas na orientação de tarefas perspetivada pela teoria da avaliatividade (dissertação de mestrado). Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/8815

Thompson, J. (1990). Ideology and modern culture: Critical social theory in the era of mass communication. Cambridge: Polity Press.

van Leeuwen, T. (1997): Representação dos actores sociais. In E. R. Pedro, Análise Crítica do Discurso: Uma perspetiva sociopolítica e functional (pp. 169-221). Lisboa: Caminho.

van Leeuwen, T. (2008). Discourse and practice: New tools for critical discourse analysis. New York, NY: Oxford University Press.

Publicado
2023-04-04
Secção
Artigos