Reescrita: o potencial dos textos catalisadores

  • Luís Filipe Barbeiro Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria; CELGA-ILTEC, Universidade de Coimbra
Palavras-chave: escrita, reescrita, Português Língua Estrangeira, género textual, pedagogia de base genológica, textos modelo

Resumo

A reescrita constitui uma estratégia de desenvolvimento da escrita, em língua materna e em língua não materna. O presente artigo apresenta um estudo enquadrado pela pedagogia de base genológica, cujo objetivo consistiu em caracterizar versões iniciais e versões resultantes de reescrita, produzidas por aprendentes chineses de Português. Entre a escrita inicial e a reescrita, o elemento catalisador consistiu no trabalho sobre um texto do mesmo género, que serviu de base à explicitação de características estruturais, à observação de estratégias discursivas e à apreensão de construções linguísticas. A análise confrontou as versões quanto a extensão, estrutura e presença de incorreções e identificou a reutilização de estratégias discursivas e construções do texto trabalhado. Os resultados revelam alterações, na reescrita, no nível estrutural global e intermédio. Revelam ainda a retoma de estratégias discursivas encontradas no texto catalisador e de segmentos linguísticos que podem ser transversais dentro do género.

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Publicado
2023-04-03
Secção
Artigos