Papel do professor na fase inicial de Português: um caso do ensino de PLE aos iniciantes na Universidade de Estudos Internacionais de Xangai
Resumo
O professor desempenha um papel fundamental no ensino, mas tem de ajustar métodos perante diferentes públicos e durante diferentes fases de ensino. Portanto, no caso do ensino de PLE aos iniciantes na Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, temos tido especial cuidado com alunos de diferentes perfis, a fim de motivá-los desde o início de contacto com a língua e a cultura portuguesa e deixá-los continuar com o entusiasmo de aprendizagem ao longo dos quatro anos de licenciatura, de modo que tentemos atingir o nosso objetivo de ensino – elevar a qualidade do nosso ensino e preprar bem os alunos para o futuro relacionado com o Português.
Referências
Christiano, C. C. (2017). A Prática do Ensino do Português como Língua Estrangeira. Macau: Instituto Politécnico de Macau.
Cook, V. (2011). Teaching English as a Foreign Language in Europe. In E. Hinkel (Ed.), Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning, Vol. II (pp. 140-154). London: Routledge.
Girard, D. (1997). Linguística Aplicada e Didáctica das Línguas. Lisboa: Editorial Estampa.
Gu, M. (Org.) (1986). Grande Dicionário de Educação. Shanghai: Editora de Educação de Shanghai.
Martinez, P. (2009). Didática de Línguas Estrangeiras. São Paulo: Parábola Editorial.
Stern, H. H. (1983). Fundamental Concepts of Language Teaching. Oxford: Oxford University Press.
Os direitos permanecem com os autores.
Licença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional.