A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico

  • Maria José Brites Universidade Lusófona do Porto
  • Inês Amaral Instituto Superior Miguel Torga e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho)
  • Fernando Catarino Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, CICANT
Keywords: fake news, digital storytelling, formação, leitura crítica do mundo

Abstract

Neste artigo, consideramos que o contexto mediático e informacional atual constitui por si só um ambiente importante e a ter em conta na forma como os cidadãos se posicionam e protegem face às notícias falsas. Neste sentido, apresentamos uma base teórica e crítica da qual nos socorremos para pensar e implementar um projeto Europeu de educação para os media (Media In Action), no âmbito do qual está a ser preparada uma ação de formação para professores. Esta formação tem como objetivo contribuir para que professores e alunos possam usufruir de maiores capacidades para compreenderem e atuarem no atual ecossistema mediático. Refletimos sobre algumas questões, como quais as melhores metodologias para atuar no âmbito escolar e qual  o papel dinâmico que o digital storytelling pode ter no trabalho com crianças e jovens. Apontamos para a necessidade de trabalharmos com metodologias dinâmicas e participativas e ainda para o cruzamento do digital storytelling com as ferramentas mais ligadas ao jornalismo.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2018-06-30