Literacia dos fãs da série brasileira As Five na rede social X

Literacy of fans of the Brazilian series As Five on the social network X

Keywords: Literacia Midiática, Cultura de Fãs, Literacia do Fã, X, As Five

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar de que modo as pautas sociais exploradas no universo ficcional de As Five (Globoplay, 2020 - 2024) estimulam  o pensamento crítico e o debate de ideias dos fãs da série brasileira na rede social X. Para a discussão desta questão foram monitoradas as postagens publicadas pelos telespectadores interagentes durante as três temporadas da produção do Globoplay. Conforme pontuam Lopes (2009), Baccega (2003) e Fischer (2017) e Borges e Sigiliano (2020) a dramatização de questões sociais estimula a formação de sujeitos críticos, ampliando o modo como percebem e compreendem o mundo em que estão inseridos. Conclui-se que as escolhas criativas e enquadramentos técnico-estéticos de As Five  pautam as discussões dos telespectadores interagentes, reforçando o caráter pedagógico da ficção seriada. A mobilização dos fãs no X se desdobra também na inserção desses temas na agenda das políticas públicas, tais como o combate ao preconceito, a ampliação da representação de grupos minoritários, e no aprofundamento do debate sobre a educação sexual e o burnout.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pesquisadora Associada do Programa de Pós Graduação em Comunicação (UFJF).  Doutora e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Jornalista (Faculdade de Minas) e especializada em jornalismo multiplataforma pela UFJF. Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF/CNPQ). Co-­coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual. Membro da Rede Interinstitucional Euroamericana de Alfabetização Midiática.

Gabriela Borges, Universidade do Algarve, Portugal / Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade do Algarve e Investigadora Integrada do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Professora do Programa de Pós­-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. É coordenadora brasileira da Rede Alfamed, do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF/CNPq) e do Observatório da Qualidade no Audiovisual e editora da Revista Lumina do PPGCOM/UFJF.

Published
2024-12-30