Embasamento da Ancoragem Semântica Criativa: Estudo Exploratório com Emulações Instrumentais
(Grounding Creative Semantic Anchoring: An Exploratory Study with Instrumental Emulations)
Abstract
Delineamos o conceito e documentamoso uso de uma nova metáfora de suporte para a criatividade, a ancoragem semântica criativa (ASC). A ancoragem semântica criativa envolve a contextualização verbal dos materiais sonoros para viabilizar decisões estéticas ou para facilitar a transmissão de conhecimento musical. Ela é útil para lidar com classes sonoras vinculadas à vivência cotidiana dos participantes na atividade criativa - abrangendo desde eventos sonoros ambientais (por exemplo, sons biofônicos ou sons mecânicos) até emulações instrumentais de sons cotidianos. O presente estudo foca a aferição de emulações instrumentais de sons cotidianos utilizando descritores semânticos. Selecionamos um grupo de descritores focando aspectos subjetivos e aspectos técnicos dos materiais sonoros, e aplicamosum procedimento padronizado para aferir sete amostras de emulações instrumentais. Desta feita, visamos identificar elementos mínimos para o conteúdo semântico, procurando obter um quadro quantitativo da relevância dos descritores a partir das respostas dos 58 adultos, estudantes universitários com conhecimento musical, que participaram nas aferições. Os resultados dão destaque para dois fatores criativos: a originalidade do produto e a familiaridade com o material sonoro por parte dos sujeitos. Os escores mais altos corresponderam aos descritores agradável, vinculado a aspectos fortemente subjetivos, e bem-feito, que corresponde aos aspectos técnicos do material sonoro. Discutimos as contribuições e limitações do estudo visando colocar os resultados no contexto das propostas semânticas de suporte para atividades criativas em música ubíqua.
(Abstract: This paper outlines and documents a new metaphor for creativity support, creative semantic anchoring(ASC). Creative semantic anchoring involves the verbal grounding of sonic materials to achieve collective aesthetic decisions or to facilitate the transfer of musical knowledge. The strategy is especially useful for sonic classes linked to the daily experiences of the stakeholders –ranging from environmental events (e.g., biophonic or mechanical sounds) to instrumental renderings of everyday sounds. The present study proposes the evaluation of instrumental emulationsof everyday sounds by means of semantic descriptions. Highlighting the subjective and technical aspects of the musical materials, we aimed to identify minimal requirements for the semantic content. Through a standardised procedure, fifty eight adult university students with intermediate musical knowledge evaluated seven musical excerpts. The results highlight two creative factors: the originality of the product and the subjects’ familiarity with the sonic material. The descriptors agradável [pleasant] -linked to strongly subjective aspects –and bem-feito[well done] -which refers to the technical aspects of the material –yielded the highest scores. We discuss the contributions and the limitations of the study, seeking to place the results within the context of the semantic-oriented design proposals for creative action in ubiquitous music research.)
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