Método para Avaliação e Classificação das Dimensões de Imersão em Narrativas

Method for Evaluating and Classifying Immersion Dimensions in Narratives

Keywords: Método, Imersão, Narrativas Imersivas, Avaliação, Classificação

Abstract

Abstract: An immersive narrative means to promote immersion of its target audience, considering three dimensions of narrative immersion: temporal, spatial and emotional. We present and demonstrate the use of a method for evaluating and classifying these dimensions in narratives, enabling reflections for their reformulation according to the pedagogical objectives of the teacher. The method was developed as an artifact of Design Science Research (DSR). It was applied empirically in Portuguese higher education, on an asynchronous e-learning course at Universidade Aberta, which uses narratives for narrative immersion and promoting self-regulation and co-regulation of learning: Software Development Laboratory. The results show that the method enables detection of differences in the level of use of the various dimensions of narrative immersion, as shown for a sample case. This analysis, beyond its usefulness for this evaluation and classification upon narratives, enables their creators (e.g. teachers and non-specialist professionals) to become aware of these situations. Therefore, it provides an overview and supports grounded reflection, inspiring interventions to reformulate the dimensions of narrative immersion that one wants to provide to the target audience.

Resumo: Uma narrativa imersiva deve prover a imersão do público-alvo considerando três dimensões de imersão narrativa: temporal, espacial e emocional. Apresentamos e exemplificamos o uso de um método que avalia e classifica estas dimensões em narrativas, apoiando reflexões para a sua alteração, de acordo com os objetivos pedagógicos almejados pelo docente. O método foi desenvolvido enquanto artefacto de Design Science Research (DSR). Foi aplicado empiricamente numa unidade curricular do ensino superior português em regime de e-learning assíncrono na Universidade Aberta, que utiliza narrativas para imersão narrativa e promover a autorregulação e corregulação das aprendizagens: Laboratório de Desenvolvimento de Software. Os resultados indicam que o método permite detectar diferenças de nível de recurso às várias dimensões de imersão narrativa, como ocorreu no caso apresentado. Esta análise, além de permitir esta avaliação e classificação em narrativas, dá aos seus criadores (e.g., professores e profissionais não especialistas) consciência destas situações ao longo da narrativa. Possibilita, desta forma, uma visão global e uma reflexão fundamentada, que pode inspirar intervenções para reformular as dimensões de imersão narrativa a proporcionar ao público-alvo.

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Author Biographies

Cristiane Jorge Bonfim, Universidade de Aveiro e Instituto Federal de Brasília (Brasil)

Cristiane Jorge de Lima Bonfim é Professora da área de Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Doutoranda em Multimédia em Educação na Universidade de Aveiro, Portugal. Membro não doutorado integrado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF).
Interesses científicos: jogos educacionais digitais, gamificação, aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL), Realidade Virtual e Aumentada, Mineração de dados educacionais, formação de professores para educação profissional e educação à distância, aprendizagem imersiva.

Leonel Morgado, Universidade Aberta & INESC TEC Coimbra, Portugal

Leonel Morgado é Professor Associado com Agregação da Universidade Aberta, onde leciona nos cursos da secção de informática, nas áreas de métodos de investigação, mundos virtuais e programação. É também investigador sénior do INESC TEC, Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos e Diretor para a Qualidade Científica da associação internacional de investigação Immersive Learning Research Network. Desenvolve trabalho de investigação científica e desenvolvimento tecnológico sobre mundos virtuais desde 2000, em especial no apoio tecnológico ao ensino e à aprendizagem, tendo vindo a concentrar-se nos ambientes imersivos desde 2006. É autor de mais de 200 publicações científicas, incluindo artigos em revistas, comunicações em conferências e capítulos de livros. Antes de abraçar a carreira académica foi diretor técnico-comercial de uma empresa de importação, distribuição e venda de hardware, terminologista da localização do MS Office 97 e do Oracle InterOffice, consultor linguístico da IBM/Lotus, coordenador de equipas de desenvolvimento Web e de implantação de software, e gestor de equipas de combate à infoexclusão.

Daniela Pedrosa, Universidade de Aveiro & CIDTFF Aveiro, Portugal

Daniela Cristina Carneiro Pedrosa é Professora Adjunta Convidada do Instituto Politécnico de Santarém & Investigadora Doutorada integrada no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF).
Interesses científicos: autorregulação e corregulação da aprendizagem, aprendizagem imersiva, avaliação formativa, aprendizagem à distância, aprendizagem aprimorada em tecnologia, formação de professores, e metodologias de investigação e intervenção.

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Published
2023-12-29