O comportamento do consumidor português na aquisição de bens de luxo de mobiliário e decoração
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a recetividade e as motivações dos consumidores Portugueses para a aquisição de peças de mobiliário e decoração de luxo. Tendo por base uma revisão de literatura e a adoção de um paradigma positivista, os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário, via online entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, a uma amostra não probabilística por conveniência pela técnica bola de neve. A amostra final foi constituída por 402 indivíduos maiores de idade de nacionalidade Portuguesa. Os dados recolhidos foram quantitativamente analisados recorrendo-se ao software IBM SPSS Statistics (versão 28.0.0.0). Foram testadas um total de 11 hipóteses no modelo. Não existiu evidência estatisticamente significativa para suportar três das hipóteses formuladas no modelo conceptual. Sinteticamente, os resultados destacaram que as sensações assumem um papel central em todo o processo de comportamento de compra de bens de luxo e de estabelecimento da relação dos consumidores com as marcas de luxo.