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Vol 14 (2024): Edição Especial - 6ª Conferência Campus Sustentável 2024 (CCS2024)

O desenvolvimento sustentável, tal como apresentado na agenda 2030 das Nações Unidas, pressupõe um compromisso intergeracional, no qual as instituições do Ensino Superior (IES) têm um papel crucial, na medida em que estão a formar os líderes, os educandos, os decisores de amanhã. Sob o tema “Ações transformativas da Academia com a Sociedade para implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, a Conferência Campus Sustentável 2024 (CCS2024) pretendeu estimular e consolidar processos de cocriação e de partilha em rede, aproximando as IES e a comunidade não académica, enquanto parte interessada no desenvolvimento conjunto de soluções e na implementação de medidas de carater ambiental, social e económico que promovam a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Published: 2024-11-05
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A Ciência ocupa hoje um lugar de relevo no desenvolvimento das sociedades. Assim, a aquisição de competências conducentes ao desenvolvimento do pensamento científico deve ser acessível a todos os cidadãos, e não apenas aos futuros cientistas, para que todos possam ter uma participação ativa nas democracias modernas. O desenvolvimento do pensamento científico e de atitudes positivas face à Ciência dependem assim da ligação estreita entre o ensino da Ciência, as investigações científicas autênticas e/ou o desenvolvimento de novas tecnologias, o que é possível através do envolvimento dos alunos na investigação de situações reais, inseridas no seu contexto geográfico, social e cultural. 

A revista CAPTAR, Ciência e Ambiente para Todos, acessível on-line, apresenta-se assim como uma publicação científica periódica, escrita em português, onde alunos e docentes podem ser confrontados com dados científicos atuais, assim como com os procedimentos científicos utilizados pelos investigadores para a sua obtenção. Esta publicação periódica poderá constituir ainda uma ferramenta extremamente útil aos docentes do Ensino Básico e Secundário (EBS), na promoção da discussão, em sala de aula, de casos de estudo atuais e respetivos dados gerados, uma etapa fundamental ao envolvimento dos alunos no delineamento e execução das suas próprias pesquisas, com vista à geração de novo conhecimento. O acesso frequente a artigos científicos, no seu formato tradicional, ajudará igualmente os alunos a desenvolverem a sua capacidade de argumentação e de fundamentação de conclusões, apoiando o desenvolvimento de competências específicas requeridas na disciplina científica envolvida.

Em suma, esta fonte de informação permitirá aos alunos percecionarem a Ciência como um discurso com formas de linguagem e modos de aquisição de conhecimento diferentes das que utilizam no seu dia–a-dia, mas que efetivamente regulam universalmente todos os que pensaram, pensam e pensarão Ciência, o que os ajudará a desenvolver a capacidade crítica sobre a atualidade porque mais facilmente compreenderão “linguagem científica”. Pelo facto de se encontrar facilmente acessível on-line, a Revista Captar pretende ainda assumir-se como um campo de treino e aprendizagem de jovens investigadores, já que aqui os alunos do EBS, assim como os do ensino superior podem iniciar a sua atividade de comunicação em Ciência, submetendo artigos sobre os seus trabalhos de investigação na escola e passando pelo processo de revisão por pares, bem como pela tomada de consciência das responsabilidades e benefícios associados à publicação de um trabalho científico. Mais ainda, esta é uma revista de divulgação científica junto do cidadão em geral, que, se a explorar, tomará conhecimento sobre as principais áreas de investigação na área das ciências naturais e ambiente, desenvolvidas em diferentes laboratórios e instituições de ensino superior nacionais.