O recurso à sociedade hospedeira como complemento do manual nas aulas de Português Língua Segunda: estudo de caso no nível A2

  • Rafaela Dalbony Vieira de Bettencourt Gesta
  • Ângela Cristina Ferreira de Carvalho
  • Márcia Marisa Campos Natividade
Palavras-chave: Português Língua Segunda, Sociedade hospedeira, Manual didático, Ensino de línguas baseado em tarefas, Imigração, Direitos humanos

Resumo

A realidade social portuguesa tem vindo a sofrer inúmeras alterações ao longo dos anos, sendo que essas alterações se devem, maioritariamente, à considerável vaga de imigrações constatada. O crescente número de cidadãos portadores de uma língua materna que difere do português ressalva a carência de programas que possibilitem e facilitem a integração destes cidadãos na sociedade hospedeira, permitindo-lhes o acesso à plena cidadania bem como o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Neste artigo, propomo-nos tratar temas como o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, a análise do manual didático Português XXI 2, os Direitos Humanos e a importância da sociedade hospedeira no processo de integração de imigrantes. Considerando que o processo de integração de falantes adultos e não nativos na sociedade hospedeira se apresenta como fulcral, a abordagem destas temáticas foi realizada de forma a interligá-las, proporcionando ao público-alvo um desenvolvimento acentuado das suas competências comunicativas na língua-alvo e o desenvolvimento das competências fundamentais ao exercício dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos. Assim, neste texto será efetuado um breve enquadramento teórico e, posteriormente, explorar-se-ão as atividades realizadas de forma a colmatar as necessidades específicas de um determinado grupo de aprendentes.

Publicado
2021-11-16