Ética de Publicação

A revista organiza-se em volumes temáticos anuais. Propõe-se publicar apenas artigos inéditos em português, inglês, francês, alemão ou espanhol (vd. Normas de Aceitação / Publicação), sujeitos a uma avaliação prévia duplamente cega por parte de membros de uma Comissão Científica / Arbitragem, constituída por investigadores e docentes afetos à Universidade de Aveiro e a outras instituições de Ensino Superior e centros de investigação portugueses e estrangeiros. Os artigos assinados serão de exclusiva responsabilidade dos autores e não expressam necessariamente a opinião da revista.

A RUA-L não cobra encargos de processamento nem de submissão de artigos.

 

1.1. Política Antiplágio

Os autores têm de garantir a originalidade do texto. Não será aceite qualquer forma de plágio ou de autoplágio (Lei n.º 16/2008, de 1 de abril).

Os trabalhos submetidos pelos autores à RUA-L serão verificados com softwares antiplágio, antes de serem enviados para avaliação pelos membros do Conselho Científico. Por autoplágio entende-se a reprodução, total ou parcial, de uma produção da própria autoria, já publicada, sem a identificação devida. Não serão considerados autoplágio, trabalhos decorrentes de teses, dissertações, relatórios de pesquisa, ou trabalhos apresentados em eventos científicos e publicados em anais, se houver um investimento de autoria, sendo apresentada versão ampliada com novos dados e reflexões. Em ambos os casos o autor deve incluir a indicação bibliográfica da publicação original.

 

1.2. Conflito de interesses e ética de investigação

 A RUA-L adota procedimentos tendentes a evitar conflitos de interesses ao longo das etapas de avaliação dos artigos submetidos. Para assegurar a integridade da avaliação duplamente cega por pares dos artigos submetidos à revista, não são obviamente reveladas as identidades dos respetivos autores e avaliadores durante esse processo, sendo excluídos os nomes dos autores e outras notas que possam identificar os mesmos. Estes também não saberão a identidade dos avaliadores dos seus artigos, de acordo com as normas internacionais afetas ao double-blind peer review (para mais informações sobre este método, consulte:

https://www.journals.elsevier.com/social-science-and-medicine/policies/double-blind-peer-review-guidelines).

 

1.3. Declaração de privacidade

 Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

1.4. Pareceres dos avaliadores

 O documento deve ser tratado como confidencial. O parecer deve ser objetivo, claro e construtivo. Não deve aceitar textos que tenha conflitos ou afinidade, colaboração ou outro tipo de ligação com um dos autores, empresas ou instituições relacionadas ao artigo. Qualquer trabalho deve ser revisado sob sigilo. Informações privilegiadas obtidas na avaliação interpares devem ser mantidas confidenciais e não podem ser usadas para vantagem pessoal (Vd. Conselho Científico/Arbitragem).

 

1.5. Coordenador(es)

 O(s) coordenador(es) dos volumes temáticos são responsáveis por decidir quais os artigos submetidos que serão publicados, tendo em linha de conta o valor e a relevância da investigação e do trabalho dela resultante. O(s) coordenador(es) e a Comissão Redatorial não divulgarão informações sobre qualquer trabalho submetido à publicação, exceto ao respetivo revisor.

Após a análise das submissões por membros do Conselho Científico, será emitido um parecer e enviado ao respetivo autor com uma das seguintes possibilidades:

         a) aceitação na íntegra da matéria para publicação;

         b) revisão das partes assinaladas pelos avaliadores;

         c) recusa definitiva do trabalho;

         d) após as devidas correções e/ou sugestões, o artigo será aceite para publicação, se tiver dois pareceres favoráveis, ou rejeitado, quando os dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, a decisão sobre a publicação, ou não do artigo, será do(s) coordenador(es) do volume em apreço.

 

1.6. Declaração de Direito Autoral

 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Os artigos publicados (originalmente inéditos) poderão, se os respetivos autores assim desejarem, surgir noutras revistas ou livros, desde que estes incluam a referência bibliográfica completa da sua publicação prévia na RUA-L.

 

1.7. Propriedade Intelectual

 A RUA-L adota a licença Creative Commons BY 4.0. Para mais informações consulte: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/