Estudo de portamenti em gravações do início do século XX e sua aplicabilidade na obra de Nicolau Medina Ribas

  • Hélder José Batista Sá Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Nicolau Medina Ribas, Portamenti, Estudos em performance, Violino em Portugal

Resumo

Esta pesquisa centrou-se na interpretação de obras para violino de Nicolau Medina Ribas, violinista espanhol que viveu no Porto no século XIX, abordando os estilos interpretativos desse período. Não existem gravações de Nicolau Ribas ou dos seus alunos. Analisaram-se gravações de violinistas do início do século XX para avaliar aspectos específicos que poderiam ser aplicados ao trabalho de Ribas, em particular o uso de portamenti. O portamento, como recurso expressivo, foi um elemento-chave da técnica do violino desde meados do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Esta pesquisa relacionou os diferentes tipos de portamenti, seu contexto e frequência em gravações do início do século XX, com o estilo implícito de Nicolau Ribas, registado nas partituras.

Publicado
2019-03-06
Secção
Artigos