Interações geradas a partir da visualização de vídeos em canais educacionais no YouTube

  • Ana Rodrigues Universidade de Aveiro
  • Inez Silva Universidade de Aveiro
  • Rogério Barros Universidade de Aveiro
Palavras-chave: YouTube, Vídeos, Educação, Ciências Naturais, Interação

Resumo

O panorama atual de canais educacionais presentes em plataformas de partilha de vídeos de grande utilização, como o YouTube, coloca os utilizadores perante uma panóplia de escolhas de vídeos de diferentes tipos e com variadas funções, que podem permitir diversos tipos de interações. Conscientes desta realidade, pretendemos conhecer quais os tipos de interações existentes entre os utilizadores dos canais AsapSCIENCE e Ted-Ed, resultantes da visualização de vídeos que abordam temáticas das Ciências Naturais. A metodologia escolhida é de cariz interpretativo, abordando a análise de conteúdo dos vídeos e dos comentários postados pelos utilizadores. Os dados recolhidos foram introduzidos num software de análise qualitativa, denominado WebQDA, para serem posteriormente tratados. Os resultados, depois da análise e interpretação dos dados, indicam-nos que existem diferentes tipos de interações, concluindo-se que, de um modo geral, os vídeos tiveram uma boa aceitação por parte dos utilizadores.

Publicado
2019-03-06
Secção
Artigos