CONHECIMENTO DOCENTE SOBRE A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
A consciência fonológica é uma habilidade essencial no processo de alfabetização, pois possibilita que as crianças reconheçam e manipulem os sons presentes nas palavras, construindo as bases necessárias para a leitura e a escrita. Essa competência começa a ser desenvolvida na Educação Infantil, etapa importante para o fortalecimento das habilidades que contribuirão para um aprendizado mais consistente ao longo da vida escolar. A formação docente desempenha papel central nesse contexto, visto que professores que compreendem e sabem trabalhar a consciência fonológica podem apoiar de maneira significativa o desenvolvimento dessas habilidades. Esta revisão integrativa tem como objetivo analisar publicações acadêmicas recentes (2019–2024) que abordam o conhecimento e as práticas pedagógicas de professores da Educação Infantil em relação à consciência fonológica, com o intuito de identificar tendências e apontar fragilidades relatadas na formação docente inicial e continuada. Para isso, foram consultadas as bases de dados CAPES Periódicos, ERIC e SCIELO, utilizando critérios rigorosos de seleção. A análise foi conduzida a partir de uma perspectiva descritiva e interpretativa, com atenção às limitações dos estudos incluídos, a fim de contribuir para o debate sobre a formação de professores e os desafios enfrentados no ensino da consciência fonológica na Educação Infantil.
Direitos de Autor (c) 2025 Ester Barbosa dos Anjos, Jurany Leite Rueda

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