AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavras-chave: Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem, Matemática, Ensino Fundamental, Instrumentos avaliativos, Feedback formativo.

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura que teve por objetivo mapear e analisar um conjunto de trabalhos acadêmicos que tratam dos instrumentos de avaliação da aprendizagem em matemática nos anos finais do ensino fundamental, no período de 2019 e 2024. Foram utilizados como corpus de análise os trabalhos disponíveis no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações – BDTD, no portal Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na plataforma Education Resources Information Center (Eric). Foram analisadas 14 produções. Os resultados indicaram que a avaliação formativa é amplamente destacada como fundamental para diagnosticar dificuldades, monitorar o progresso dos alunos e orientar o ensino. Os instrumentos avaliativos diversificados, como portfólios, autoavaliações e provas escritas, foram apontados como eficazes para captar diferentes dimensões do aprendizado. Além disso, o feedback formativo foi reconhecido como uma ferramenta central para promover o desenvolvimento cognitivo e crítico dos estudantes. Também foram identificados desafios significativos, como a predominância de práticas tradicionais, a falta de formação docente adequada e a dificuldade de integrar métodos inovadores aos currículos extensos. Os estudos enfatizam a necessidade de transformar a avaliação em um processo contínuo, inclusivo e reflexivo, alinhado às demandas contemporâneas da educação. Este estudo reforça a importância de práticas avaliativas que promovam não apenas a mensuração, mas também o desenvolvimento integral dos estudantes, contribuindo para a construção de uma educação mais equitativa e significativa.

Referências

Anderson, C. S. (2022). Avaliação da aprendizagem matemática: Concepções e práticas de professores que lecionam no município de Estância (SE). UFS – Universidade Federal de Sergipe.
Birgin, O. (2023). Identificando os fatores que influenciam as práticas de avaliação dos professores de matemática em relação ao desempenho dos alunos em sala de aula: Um estudo de confiabilidade e validade. ERIES Journal.
Crawford, A. R. (2020). Desenvolvendo uma rubrica de observação de procedimentos de compreensão para professores de intervenção em matemática. Intervention Teachers.
Das Mangas, E. (2022). A prova como um instrumento de avaliação para a aprendizagem. Núcleo do Conhecimento.
Jucá, R. S. (2019). Um olhar sobre as práticas avaliativas dos professores que ensinam matemática. Tempos e Espaços em Educação.
Moretti, V. D. (2021). Sentidos da avaliação da aprendizagem em um processo de formação continuada de professores de matemática: Contribuições da teoria da atividade. Ciência e Educação.
Nenohai, J. M. H. (2023). Conhecimento de habilidades de pensamento de ordem superior para professores de matemática em formação inicial. Journal of Education and Learning.
Oliveira, J. R. (2023). Oficina de correção de provas escritas de matemática: Um estudo. UEL Universidade Estadual de Londrina.
Ribeiro, D. B. (2022). Um olhar para a avaliação matemática: passado, presente na pandemia e futuro pós-pandêmico. Revemop.
Ribeiro, V. M. (2020). Processos avaliativos em matemática: Um estudo sobre avaliações educacionais. e-Curriculum.
Silva, A. V. (2023). Aplicativos educacionais: Instrumento de avaliação na prática de ensino. Ensino Educação e Ciências Humanas.
Silva, G. V. (2022). A formação em avaliação educacional de professores do ensino fundamental anos finais. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional.
Trevisan, A. L. (2019). Democratização do ensino por meio da prática avaliativa: Três cenários em aulas de matemática. Com a Palavra Professor.
Vaz, R. F. N. (2021). Um estudo sobre o feedback formativo na avaliação em matemática e sua conexão com a atribuição de notas. Bolema.
Publicado
2025-06-12
Secção
Artigos