AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavras-chave: Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem, Matemática, Ensino Fundamental, Instrumentos avaliativos, Feedback formativo.

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura que teve por objetivo mapear e analisar um conjunto de trabalhos acadêmicos que tratam dos instrumentos de avaliação da aprendizagem em matemática nos anos finais do ensino fundamental, no período de 2019 e 2024. Foram utilizados como corpus de análise os trabalhos disponíveis no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações – BDTD, no portal Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na plataforma Education Resources Information Center (Eric). Foram analisadas 14 produções. Os resultados indicaram que a avaliação formativa é amplamente destacada como fundamental para diagnosticar dificuldades, monitorar o progresso dos alunos e orientar o ensino. Os instrumentos avaliativos diversificados, como portfólios, autoavaliações e provas escritas, foram apontados como eficazes para captar diferentes dimensões do aprendizado. Além disso, o feedback formativo foi reconhecido como uma ferramenta central para promover o desenvolvimento cognitivo e crítico dos estudantes. Também foram identificados desafios significativos, como a predominância de práticas tradicionais, a falta de formação docente adequada e a dificuldade de integrar métodos inovadores aos currículos extensos. Os estudos enfatizam a necessidade de transformar a avaliação em um processo contínuo, inclusivo e reflexivo, alinhado às demandas contemporâneas da educação. Este estudo reforça a importância de práticas avaliativas que promovam não apenas a mensuração, mas também o desenvolvimento integral dos estudantes, contribuindo para a construção de uma educação mais equitativa e significativa.

Publicado
2025-06-12
Secção
Artigos