NARRATIVAS DIGITAIS APLICADA À EDUCAÇÃO
O QUE HÁ NA LITERATURA
Resumo
Este estudo investiga o uso das narrativas digitais como ferramenta para explorar as trajetórias de escolha profissional de educadores formados em pedagogia, visando oferecer insights para o aprimoramento das práticas pedagógicas e o desenvolvimento profissional contínuo. Por meio de uma abordagem qualitativa exploratória, 20 educadores compartilharam suas histórias de vida e carreira através de vídeos narrativos, permitindo uma análise temática que identificou padrões recorrentes e influências significativas, como mentores inspiradores, experiências educacionais transformadoras e o desejo de contribuir para o desenvolvimento humano e social. A pesquisa realizou uma revisão integrativa da literatura utilizando a metodologia PRISMA, abrangendo estudos disponíveis nas bases SciELO, Periódicos CAPES e ERIC, com descritores como “digital storytelling”, “education” e “school”, focando em produções de acesso aberto e periódicos revisados em inglês. Foram encontrados 90 artigos, dos quais 8 foram selecionados para análise qualitativa. Os resultados destacam a riqueza das experiências vividas pelos educadores e como estas moldam suas escolhas e práticas pedagógicas, evidenciando a importância da formação inicial, do desenvolvimento contínuo e do impacto das políticas educacionais e das condições de trabalho no percurso profissional. Assim, este estudo não só oferece uma compreensão das dinâmicas que orientam as trajetórias dos educadores, mas também propõe que as narrativas digitais sejam vistas como uma ferramenta poderosa de reflexão e inovação, promovendo práticas pedagógicas mais conscientes e colaborativas.
Referências
BARBOSA, Selma Maria Abdalla Dias; SILVA, Josefa dos Santos. Gêneros digitais na educação básica e a BNCC: prática em (des)construção Relatos de uma professora da Amazônia Legal. Revista Gatilho, [s. l.], v. 23, 2022.
COLÔA, Joaquim. Tempos de pandemia: Quando os frágeis sintomas de inclusão se transformam em sinais de exclusão. Roteiro (Joaçaba), [s. l.], v. 47, n. 1, p. e27101, 2022.
FOFONCA, Eduardo; GARCIA, Marilene Santana dos Santos; PEREIRA, Andrea Barbosa Gomes. O ensino de Língua Portuguesa no contexto da cultura digital. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [s. l.], v. 18, n. esp.1, 2023.
GKOUTSIOUKOSTA, Zisoula; APOSTOLIDOU, Venetia. Building Learning Communities through Digital Storytelling. Social sciences (Basel), Basel, v. 12, n. 10, p. 541, 2023.
MUNAJAH, Robiatul; SUMANTRI, Mohammad S.; YUFIARTI, Yufiarti. Teachers’ perceptions on the need to use digital storytelling based on local wisdom to improve writing skills. South African Journal of Childhood Education, [s. l.], v. 13, n. 1, 2023.
MUYASSAROH, Muflikhatun Nisa; ASIB, Abdul; MARMANTO, Sri. The Teacher’s Beliefs and Practices on the Use of Digital Comics in Teaching Writing: A qualitative case study. International Journal of Language Teaching and Education, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 45–60, 2019.
RODRÍGUEZ-ALMAGRO, Julián et al. The Impact on Nursing Students of Creating Audiovisual Material through Digital Storytelling as a Teaching Method. International journal of environmental research and public health, Switzerland, v. 18, n. 2, p. 694, 2021.
Direitos de Autor (c) 2025 Vitor Boaventura da Silva

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.