DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

INTEGRANDO TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL

Resumo

As tecnologias estão presentes em praticamente todas as atividades rotineiras na sociedade, garantindo novas possibilidades de ações. Porém, nem sempre foi assim. Em se tratando do ambiente escolar, as tecnologias invadiram também as salas de aulas. Entretanto, surgem questionamentos, como: as tecnologias conseguem ser utilizadas pelos professores para o cumprimento do objetivo pedagógico? Os professores estão preparados para a utilização das tecnologias como ferramentas pedagógicas? Existe formação adequada para que o professor se atualize e utilize os meios tecnológicos disponíveis? Diante destes questionamentos, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura e analisar se há relevância na formação continuada ou autoformação docente em tecnologias para o aprendizado de alunos da educação básica. Foram acessadas as bases de dados Scielo, Periódico Capes e Education Resources Information Center (ERIC) com os seguintes descritores: “formação docente” AND “tecnologia” AND “metodologias inovadoras”; “technologies” AND “training” AND “schools” e “technologies” AND “training” AND “schools” no período de 2019 a 2023. Como fruto desta coleta de dados, foram encontrados um total de 68 artigos, sendo 12 utilizados para a realização desta revisão e estudo do tema em questão. Os resultados revelam que a formação continuada e a autoformação docente são fundamentais para a integração eficaz das tecnologias digitais no ensino, promovendo práticas pedagógicas mais significativas e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas nos alunos, além de facilitar a adaptação dos professores às novas demandas educacionais na era digital.

Publicado
2025-05-08
Secção
Artigos