INTERCULTURALIDADE COMO UMA ABORDAGEM PARA A INCLUSÃO
SUPERAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EXISTENTES ACERCA DOS ALUNOS IMIGRANTES EM PORTUGAL
Resumo
Este artigo nomeia alguns pontos/perspetivas teórico-conceptuais e político-normativas relevantes envoltos na
abordagem intercultural em ambientes formativos, procura a sinalização de caminhos que superam as representações
sociais existentes e facilitam a inclusão de todos os alunos, tendo como foco os estudantes imigrantes. Consiste numa
revisão de literatura narrativa a partir de um estudo qualitativo de enfoque descritivo e apresenta a realidade dos
imigrantes em Portugal, traz à luz políticas implementadas e discute caminhos possíveis que possam superar as
representações sociais existentes contra os imigrantes. Direciona-se para a abordagem intercultural e os conceitos
associados, revelando o seu potencial na contribuição da valorização da diversidade, da garantia dos direitos, da
igualdade de oportunidades e inclusão de todos os estudantes. A inclusão dos termos associados ao pluralismo cultural
deve-se à intenção de nos aproximarmos o mais possível dos seus significados conceituais e teóricos, conforme
percebidos na literatura. Contudo, isso não implica que se corresponda necessariamente aos seus significados precisos
ou que se esgotem os seus sentidos, uma vez que, frequentemente, existem diversas visões e interpretações para os
mesmos. Por fim, o texto apresenta alguns dos desafios enfrentados ao trabalhar pedagogicamente com a diversidade
cultural dos estudantes, no sentido de promover uma educação inclusiva.
Direitos de Autor (c) 2025 Natalia Caroliny da Silva Dias, Anabela Ruas de Oliveira, Nicole Andreia Correia Soares Graça

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.