INTERCULTURALIDADE COMO UMA ABORDAGEM PARA A INCLUSÃO

SUPERAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EXISTENTES ACERCA DOS ALUNOS IMIGRANTES EM PORTUGAL

Palavras-chave: Interculturalidade, educação inclusiva, imigrantes, representações sociais

Resumo

Este artigo nomeia alguns pontos/perspetivas teórico-conceptuais e político-normativas relevantes envoltos na
abordagem intercultural em ambientes formativos, procura a sinalização de caminhos que superam as representações
sociais existentes e facilitam a inclusão de todos os alunos, tendo como foco os estudantes imigrantes. Consiste numa
revisão de literatura narrativa a partir de um estudo qualitativo de enfoque descritivo e apresenta a realidade dos
imigrantes em Portugal, traz à luz políticas implementadas e discute caminhos possíveis que possam superar as
representações sociais existentes contra os imigrantes. Direciona-se para a abordagem intercultural e os conceitos
associados, revelando o seu potencial na contribuição da valorização da diversidade, da garantia dos direitos, da
igualdade de oportunidades e inclusão de todos os estudantes. A inclusão dos termos associados ao pluralismo cultural
deve-se à intenção de nos aproximarmos o mais possível dos seus significados conceituais e teóricos, conforme
percebidos na literatura. Contudo, isso não implica que se corresponda necessariamente aos seus significados precisos
ou que se esgotem os seus sentidos, uma vez que, frequentemente, existem diversas visões e interpretações para os
mesmos. Por fim, o texto apresenta alguns dos desafios enfrentados ao trabalhar pedagogicamente com a diversidade
cultural dos estudantes, no sentido de promover uma educação inclusiva.

Publicado
2025-02-27
Secção
Artigos