LIBRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDOS CORRELATOS

Palavras-chave: LIBRAS, Educação Infantil, Bilinguismo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar estudos correlatos que tratam da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no contexto da Educação Infantil. Para tal, foi feito um levantamento na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Trata-se de um estudo bibliográfico cujo propósito é analisar as estratégias pedagógicas destinadas a promover a inclusão de crianças surdas na Educação Infantil, especialmente sob a orientação de professoras atuantes em escolas bilíngues que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Concluímos com a análise dos trabalhos selecionados que em ambientes bilingues, tanto as crianças como os professores precisam de aprofundamento dos conhecimentos sobre LIBRAS e desenvolvimento de práticas mais inclusivas. Com relação ao processo de inclusão de crianças surdas, o uso de intérpretes é a prática mais comum, porém não há registros do ensino da LIBRAS em turmas com crianças ouvintes, como estímulo ao bilinguismo.

Biografias do Autor

Bianca de Oliveira Fodor, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva pela Faculeste. Atualmente, é mestranda em Educação pela USCS. Atua como professora concursada de Educação Especial no Colégio Universitário USCS.

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie / Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi) letramentos e práticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics Learning and Teaching.

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Publicado
2024-12-17
Secção
Artigos