LIBRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDOS CORRELATOS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar estudos correlatos que tratam da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no contexto da Educação Infantil. Para tal, foi feito um levantamento na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Trata-se de um estudo bibliográfico cujo propósito é analisar as estratégias pedagógicas destinadas a promover a inclusão de crianças surdas na Educação Infantil, especialmente sob a orientação de professoras atuantes em escolas bilíngues que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Concluímos com a análise dos trabalhos selecionados que em ambientes bilingues, tanto as crianças como os professores precisam de aprofundamento dos conhecimentos sobre LIBRAS e desenvolvimento de práticas mais inclusivas. Com relação ao processo de inclusão de crianças surdas, o uso de intérpretes é a prática mais comum, porém não há registros do ensino da LIBRAS em turmas com crianças ouvintes, como estímulo ao bilinguismo.
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