CONSTRUINDO PONTES ENTRE A ESPIRITUALIDADE E A EDUCAÇÃO

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA INTERNACIONAL

Palavras-chave: Revisão Integrativa, Espiritualidade Infantil, Educação

Resumo

A espiritualidade infantil envolve uma experiência pessoal e íntima de se sentir parte de algo maior. Esta dimensão da vida das crianças pode ser nutrida através de experiências que promovem a empatia, a reflexão e a gratidão, ajudando-as a desenvolver um senso de propósito e bem-estar. Cultivar a espiritualidade desde cedo pode contribuir significativamente para o desenvolvimento emocional e moral das crianças, proporcionando-lhes uma base sólida para enfrentar os desafios da vida com resiliência e compaixão. Crianças possuem experiências espontâneas e genuínas com o sagrado e a espiritualidade tem um papel importante no desenvolvimento integral destas. Por isso, esta pesquisa teve como objetivo conduzir uma revisão integrativa da literatura para acessar estudos sobre Espiritualidade Infantil. Para tanto, foi realizado um levantamento nas bases de dados: CAPES, ERIC e BVS com os descritores “chidren”, “spirituality”, “education” e “school”. Foram incluídos estudos que avaliaram alguma faceta da espiritualidade em crianças e adolescentes, publicados em inglês, português ou espanhol, com pesquisas desenvolvidas no âmbito da educação. Dos 125 artigos identificados, após exclusões iniciais, 23 foram classificados para leitura completa e 8 para análise qualitativa. Os principais achados dos estudos indicam que a maioria das crianças entrevistadas associa a religiosidade à figura de Deus, Jesus e à igreja. Além disso, a pesquisa revelou que eventos significativos, como uma pandemia ou um grande sofrimento, pode influenciar o desenvolvimento moral e espiritual das crianças.

Referências

Adams, K. (2022). Religious education, children’s spirituality and the problems of academic silos. Journal of religious education, 70(2), 217–222. https://doi.org/10.1007/s40839-022-00167-9

Alipour, Z., Eskandari, N., Sangi, S., Gafarbegloo, E., Tehran, H., Karbasi, Z., & Bagheri, A. (2019). Health need assessment in female adolescents, in Qom: A cross sectional study. Journal of Education and Health Promotion, 8(1). https://doi.org/10.4103/jehp.jehp_11_18

Bartkowski, J. P., Xu, X., & Bartkowski, S. (2019). Mixed Blessing: The Beneficial and DetrimentalEffects of Religion on Child Developmentamong Third-Graders. Religions (Basel, Switzerland ), 10(1), 37. https://doi.org/10.3390/rel10010037

Bellous, J. E. (2021). Spiritual Care as the Foundation for a Child’s Religious Education. Religions (Basel, Switzerland ), 12(11), 954. https://doi.org/10.3390/rel12110954

Brasil, J., Becker, S., Paula, A., & Delvan Da Silva, ; (2016). Concepções acerca da Religiosidade: a Perspectiva da Criança. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 16(3), 930–952. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451854875015

Chester, K. L., Klemera, E., Magnusson, J., Spencer, N. H., & Brooks, F. M. (2019). The role of school-based health education in adolescent spiritual moral, social and cultural development. Health Education Journal, 78(5), 582–594. https://doi.org/10.1177/0017896919832341

Crisp, B. R., & Dinham, A. (2019). Are the Profession’s Education Standards Promoting the Religious Literacy Required for Twenty-First Century Social Work Practice? The British journal of social work, 49(6), 1544–1562. https://doi.org/10.1093/bjsw/bcz050

Hanesová, D. (2021). Young Children’s Concepts of Good and Evil before and during the COVID-19 Pandemic: Qualitative Research Study. Religions (Basel, Switzerland ), 12(9), 714. https://doi.org/10.3390/rel12090714

Irwin, A.-M. T. (2023). Give Them Time to Ponder. Religions (Basel, Switzerland ), 14(4), 513. https://doi.org/10.3390/rel14040513

Mishra, A., & Muddgal, A. (2022). Nurturing Spirituality: In Conjunction with Integral Education. Journal of Indian Council of Philosophical Research, 39(2), 185–195. https://doi.org/10.1007/s40961-022-00285-7

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2010). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. International Journal of Surgery, 8(5), 336–341. https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2010.02.007

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D. G., Altman, D., Antes, G., Atkins, D., Barbour, V., Barrowman, N., Berlin, J. A., Clark, J., Clarke, M., Cook, D., D’Amico, R., Deeks, J. J., Devereaux, P. J., Dickersin, K., Egger, M., Ernst, E., … Tugwell, P. (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. PLoS Medicine, 6(7). https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

Moore, K., Gomez-Garibello, C., Bosacki, S., & Talwar, V. (2016). Children’s spiritual lives: The development of a children’s spirituality measure. Religions, 7(8). https://doi.org/10.3390/rel7080095

Nortjé, E., & Van Der Merwe, L. (2016). Young children and spirituality: Understanding childrens connectedness in a group music class. International Journal of Children’s Spirituality, 21(1), 3–18. https://doi.org/10.1080/1364436X.2016.1138932

Pook, C. J., Haas‐Heger, T., Adam, S., Haile‐Redai, A., & Harrow, S. (2023). Student perspectives of spirituality teaching initiatives in healthcare education. Journal of clinical nursing, 32(7–8), 1514–1515. https://doi.org/10.1111/jocn.16102

Randles, C., Jimenez, R., Agostini, D., Balic, A., & Dodson, G. (2022). The experience of musical jamming: Testing the fit of a model of hermeneutic phenomenology of spirituality in music education. Research studies in music education, 44(1), 257–272. https://doi.org/10.1177/1321103X211038844

Sahertian, C. D. W., Sahertian, B. A., & Wajabula, A. E. (2021). Interpersonal communication within the family for improving adolescent religiosity. Hervormde teologiese studies, 77(4), 1–9. https://doi.org/10.4102/hts.v77i4.6267

Ubani, M., & Sari Murtonen, Mt. (2017). Spirituality, religiosity, values and identity of children, youth and young adults. International Journal of Children’s Spirituality, 22(2), 183–183. https://doi.org/10.1080/1364436x.2017.1315519

Viana, H. B., & Guimarães, R. R. de O. (2022). Evidências de validade do Growing Disciples Inventory (GDI) versão infantil para uso na língua portuguesa do Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 0182–0196. https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14847

Wills, R. (2013). International Association for Childrens Spirituality. Em International Journal of Children’s Spirituality (Vol. 18, Número 1, p. 131–132). https://doi.org/10.1080/1364436X.2013.771887

Publicado
2024-09-16
Secção
Artigos